As cidades de Campinas, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo foram palco de mais uma edição da Virada Sustentável.
O evento, que este ano comemorou 11 anos, é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil.
Durante os dias 2 a 22 de setembro, os moradores dessas cidades puderam vivenciar e participar de ações e atividades sobre sustentabilidade e seus diferentes desdobramentos para a população, reforçando as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes localidades.
E claro que, a Green Eletron, maior gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, não poderia deixar de estar presente em um evento que tem tudo a ver com o que ela acredita e propaga.
Em parceria com o Metrô de SP e a Coopermiti (Cooperativa de Trabalho, Produção, Reciclagem e Gestão de Resíduos Sólidos), foram disponibilizados coletores em 10 estações do metrô paulista, para que os passageiros pudessem entregar itens de pequeno e médio porte que não tivessem mais utilidade, como computadores, celulares, cabos, carregadores, pilhas alcalinas, secadores de cabelo, console de videogame, entre outros.
Em 2020, quando a Green Eletron também participou da Virada Sustentável, que fez parte do calendário em comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico, seis estações de metrô tiveram coletores instalados e a adesão da população foi maciça. Mesmo com o país vivendo dias tristes de pandemia e isolamento social, foram arrecadados 1,6 toneladas de resíduos eletrônicos.
O balanço deste ano ainda não foi divulgado, mas independentemente disso, o importante é que cada vez mais a população entenda sobre a necessidade do descarte correto de aparelhos eletrônicos e pilhas que não têm mais utilidade e continue fazendo a sua parte.
Para o bem do planeta, descarte correto é dever de todos
O Brasil é um dos países que mais gera lixo eletrônico. A estimativa é que anualmente sejam geradas mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletrônicos.
E se todo esse material não for destinado de forma ambientalmente correta, consequentemente vai parar em locais impróprios, lixões, e aterros, podendo causar impactos negativos para o meio ambiente e para a saúde humana.
Por isso, nunca é demais lembrar: jamais jogue qualquer tipo de resíduo eletrônico ou pilhas no lixo comum.
Não sabe o que fazer com esses materiais que ocupam espaço em casa e não tem mais utilidade?
A Green Eletron disponibiliza mais de 700 PEVs ou Pontos de Entrega Voluntária de equipamentos eletrônicos espalhados por todo o Brasil. Para saber qual fica mais próximo da sua casa, é só acessar esse site e fazer a sua parte!
Quando o assunto é o descarte correto exclusivo de pilhas, são mais de 7 mil pontos de coleta em todo o país. Quer saber qual fica mais próximo de onde você mora? É fácil! Só acessar esse site e consultar.