Você saberia dizer quais aparelhos eletrônicos que você tem aí na sua casa podem ser reciclados? Ou seja, que são considerados resíduos eletrônicos e podem fazer parte de uma cadeia de logística reversa que beneficia o meio ambiente e todos nós?
A resposta para essa pergunta pode parecer simples, mas não é o que mostrou o levantamento inédito “Resíduos Eletrônicos no Brasil – 2021”, encomendado pela Green Eletron e produzido pela Radar Pesquisas.
Antes de conhecermos alguns resultados, é importante esclarecer que lixo eletrônico são resíduos gerados a partir do descarte de eletroeletrônicos e pilhas ao final da vida útil. Eles podem ser conhecidos de diversas formas: lixo eletrônico, e-lixo, resíduos de equipamento eletroeletrônico (REEE) ou apenas por resíduos eletroeletrônicos.
Entre alguns dos resultados apontados pelo estudo, que ouviu 2.075 participantes das cinco regiões do Brasil, 37% deles acreditam que as balanças não são consideradas como lixo eletrônico. Outro dado é o de que 34% dos entrevistados acreditam que lanternas também não são lixo eletrônico. Nos dois casos, tanto balanças como as lanternas são, sim, consideradas lixo eletrônico. E o melhor de tudo isso é que elas podem ser recicladas!
Os entrevistados também foram perguntados sobre as lâmpadas comuns, incandescentes e fluorescentes. A pesquisa apontou que 51% não acham que elas sejam classificadas como lixo eletrônico, o que está correto. No entanto, muito embora elas não pertençam mesmo a essa categoria, as lâmpadas possuem componentes que podem ser perigosos e, por isso, também devem ser descartadas corretamente em PEVs exclusivos para elas.
Onde fazer o descarte correto do lixo eletrônico?
Um terço dos entrevistados (33%) disse nunca ter ouvido falar em pontos ou locais de descarte correto para o lixo eletrônico. Das pessoas que já ouviram falar nesses locais, os PEVs ou Pontos de Entrega Voluntária, mas nunca levaram seus eletrônicos usados para descartar, 20% não sabem onde há um coletor, 21% dizem que é distante e 21% que não existem pontos de coleta onde mora.
No total, 25% dos brasileiros que já ouviram falar em PEVs nunca levaram aparelhos para serem descartados no local. Vale lembrar que atualmente, a Green Eletron possui mais de 730 PEVs para descarte de eletroeletrônicos e mais de 7 mil pontos de coleta de pilhas em todo o Brasil.
A pesquisa também mostrou que, dos itens que as pessoas mais descartam corretamente, pilhas e baterias (66%) e celulares e smartphones (58%) são os principais.
O assunto a respeito do tema não termina aqui. Na próxima semana vamos trazer mais dados deste estudo completo que mapeou o conhecimento e os hábitos da população brasileira e sua relação com resíduos eletrônicos.
Agora, se você quiser ter acesso ao documento completo, ele está disponível gratuitamente para consulta e download. A pesquisa “Resíduos Eletrônicos no Brasil – 2021” pode ser acessada neste link.