Para que o processo de logística reversa aconteça de forma completa, com seu início na fabricação, passando pela comercialização, uso, descarte adequado, reciclagem e fornecimento de matéria-prima para a cadeia produtiva, as recicladoras têm um papel fundamental neste ciclo.
São nestas empresas que os resíduos descartados pelo consumidor serão separados, triturados e, no caso das pilhas e baterias, após receberem tratamentos térmicos e químicos, vão se transformar em uma nova matéria-prima.
O Brasil possui centenas de recicladoras em atuação, entretanto, somente seis são homologadas pela Green Eletron atualmente. O motivo para isso é que a gestora possui um rígido padrão de controle de qualidade que preza por trabalhar com empresas que possuem toda a documentação necessária para cuidar do processo de reciclagem dos eletroeletrônicos pós-consumo.
Essas exigências visam à garantia da segurança dos profissionais envolvidos, já que o processo de reciclagem desse tipo de material necessita de cuidados específicos.
Confira aqui quais os pré-requisitos para ser uma recicladora qualificada da Green Eletron
Que tal conhecer um pouquinho mais sobre quem são essas seis recicladoras e como é o trabalho delas em parceria com a Green Eletron? Vamos lá!
Brasil Reverso – fundada em 2013, é uma empresa focada na economia circular dos produtos eletroeletrônicos. Tem sede na cidade de Nova Odessa (SP) e sua área de atuação é garantida em todo o território nacional.
São pioneiros no modelo de gestão que objetiva a ampliação do ciclo de vida dos eletroeletrônicos, que podem envolver estratégias que vão desde o redesign, o uso como matérias-primas, até a recuperação de novos produtos.
Seu objetivo é transformar esta atividade em um hábito, retirando dos produtos já produzidos a matéria-prima que antes a terra nos fornecia.
GM&C – Empresa líder em logística e manufatura reversa, valorização de resíduos e economia circular. Possui sistema de gestão via web de rastreabilidade e balanço de massa dos produtos coletados pioneiro no Brasil.
Atualmente possui capacidade de processamento e separação de metais em torno de 30 mil toneladas por ano.
Programando o Futuro – Uma Organização Sociedade Civil com atuação em todo o território nacional. Desenvolve projetos em parceria com entidades da sociedade civil, empresas e poder público que, ao longo dos anos, beneficiaram milhares de pessoas em todos os estados brasileiros.
Sua missão é tornar o mundo um lugar mais justo e sustentável, com ações educativas, ambientais, tecnológicas, de empoderamento digital e inovação.
Reverse Gestão de Resíduos – No mercado desde 2008, presta serviços de coleta e destinação final de resíduos sólidos industriais, eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas, como também serviços de descaracterização de mídias de armazenamento de dados, documentos sigilosos e produtos não conformes.
Sinctronics – Fornecedor de soluções para que a indústria de eletroeletrônicos possa reduzir o impacto ambiental de seus produtos no pós-consumo ao mesmo tempo que gera mais riqueza para a economia e empregos para a sociedade.
Ao combinar inovação e pesquisa, o Sinctronics provê tecnologia e infraestrutura para desenvolver projetos de transformação de resíduos sólidos em novos produtos que voltam para a cadeia produtiva do cliente, contribuindo para o desenvolvimento de negócios mais sustentáveis.
Weee.do – Com sede em Palhoça (SC), a empresa tem como missão promover a logística reversa dos equipamentos eletroeletrônicos, assegurando sua destinação ambientalmente adequada e gerando valor para clientes e sociedade por meio de um modelo de negócio sustentável, responsável e de qualidade.
Reeecicle – Localizada em Recife (PE), é um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) e também uma recicladora homologada da Green Eletron.
Descarte Correto – Localizado em Manaus (AM), é uma Empresa Social especializada na gestão de resíduos tecnológicos e com inovador processo que vem ao encontro às alternativas avançadas do segundo e terceiro setor para a coleta, reciclagem e destinação correta do lixo tecnológico, devidamente registrada e licenciada pelo IPAAM, sob licença de operação nº 160/12 e pelo IBAMA nº 5513150.
4 Comentários
Marco Antônio Cabral
Estou fazendo um trabalho sobre descarte de resíduos eletroeletrônicos em Goiânia e gostaria de saber se vocês possuem alguma empresa em Goiânia quexrealuza esse trabalho.
Green Eletron
Marco, veja aqui quais são as recicladoras parceiras da Green Eletron: https://bit.ly/3E0sbpI
Thiago Cavalcante
Boa noite, tudo bem? Eu tô sem condições de comprar um notebook para fazer as lições da faculdade e gostaria de saber se vocês faz doação para que eu consiga estudar e fazer os trabalhos da faculdade.
Se poder ficarei muito grato e de coração.
Green Eletron
Olá, Thiago! Agradecemos a sua mensagem. Atuamos apenas com reciclagem de equipamentos descartados voluntariamente pela população. Para sua demanda, aconselhamos procurar um Centro de Recondicionamento no seu município.