Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no mundo, descartando mais de 2 milhões de toneladas por ano e reciclando menos de 3% disso
A Green Eletron, gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, e o Riomar Recife acabam de concluir a instalação de um coletor com capacidade de armazenar 200 kg destes materiais. Esse é o primeiro shopping na região Nordeste a se tornar um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos eletrônicos. A parceria é parte do plano de expansão do programa de coleta e reciclagem de eletroeletrônicos da entidade gestora.
De acordo com relatório desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas, só o Brasil descartou, em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% foram reciclados. No país, 16% descartam com certa frequência algum eletroeletrônico no lixo comum.
“Shoppings são localizações estratégicas para a instalação de coletores e vemos que estão sempre entre os pontos que mais recebem descartes. Agradecemos a confiança e colaboração do RioMar Recife”, comenta Ademir Brescasin, gerente executivo da Green Eletron.
Segundo a gerente de Marketing do RioMar Recife, Denielly Halinski, “Essas ativações contribuem para o conjunto de iniciativas sustentáveis do RioMar Recife, que desde sua concepção, há mais de 10 anos, proporciona o descarte seguro e responsável dos resíduos. Parcerias como estas estimulam a consciência ambiental e a prática acessível junto ao público visitante”.
Reciclagem de REEE – O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os nossos aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. Como sabemos, insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o seu reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2.
Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site Eletrônico Não É Lixo, ou no @eletroniconaoelixo nas redes sociais, é possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos e também baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.