Consumidores têm preferido cada vez mais empresas engajadas e que se preocupam com o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta.
Segundo a pesquisa “Vida Saudável e Sustentável 2021”, desenvolvida pelo Instituto Akatu, três em cada cinco brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos e marcas que trabalham para melhorar a sociedade e o meio ambiente.
Como mais uma forma de ajudar esses consumidores a identificarem quais empresas estão trabalhando em prol do meio ambiente, a Green Eletron, maior gestora de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, lançou em 2022 o selo Descarte Green.
Green Eletron – Logística reversa de lixo eletrônico
Trata-se de uma identificação que é utilizada digitalmente ou estampada nas embalagens de marcas que fazem parte do sistema da gestora, que sinaliza para os consumidores e órgãos governamentais que as empresas se comprometem com a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos e fazem parte do ciclo da logística reversa, sendo responsáveis pela destinação ambientalmente correta de seus produtos após a vida útil.
O selo também funciona como uma indicação de onde as pessoas poderão achar o ponto de descarte de eletroeletrônicos e pilhas mais próximo da sua casa.
Atualmente, a Green Eletron é responsável pela gestão de mais de 1.000 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) de eletroeletrônicos em 21 estados e no Distrito Federal – além de fazer campanhas de coleta em municípios, escolas e ainda disponibiliza coleta em domicílios.
PEVs exclusivos para o descarte de pilhas, já são mais de 8.000 distribuídos em todo o Brasil.
Até o momento, empresas como Epson, Elgin, Fame, Rayovac, Solid Power, entre outras, já aderiram ao selo como forma de sinalizar para seus consumidores que se comprometem com a logística reversa de seus produtos.
“Com o selo Green Eletron, esperamos que o consumidor identifique de maneira mais clara e rápida quais são as empresas comprometidas com as questões e legislações socioambientais. Para nossos associados, que desejam aderir à novidade, o selo é uma comunicação que permite que o consumidor saiba que a empresa faz parte de um programa de logística reversa e que cumpre de forma correta à legislação ambiental em vigor”, afirma Ademir Brescansin, gerente-executivo da gestora.