O verão está quase chegando ao fim, mas ainda tem muito calor vindo por aí. Nesta época, grande parte dos brasileiros se refresca com ventiladores. Para aumentar a vida útil desse aparelho é necessário manter alguns cuidados.
O principal é a limpeza, necessária por dois motivos muito importantes:
1. Aumentar a duração do ventilador, que ajuda a economizar na compra de um novo;
2. Saúde respiratória: não basta conseguir um ambiente mais fresco se, para isso, a saúde das pessoas for comprometida.
Quando há excesso de sujeira nas hélices do ventilador, seu peso aumenta. Isso sobrecarrega o desempenho do motor, o que pode fazer o aparelho quebrar.
Já a questão da saúde acontece porque com o ar mais seco (comum no verão) e a poeira acumulada, as doenças respiratórias podem surgir.
Uma boa limpeza resolve facilmente esses problemas! Tanto o modelo de teto, como o portátil podem ter sua vida útil otimizada com essas ações simples, mas muito eficientes.
Portátil: o método de higiene é simples. O primeiro passo é tirar o aparelho da tomada, para evitar choques (e isso vale para qualquer produto eletrônico, ok?). Na sequência, remova a grade que protege as hélices e lave em água corrente, com detergente neutro.
Para higienizar as hélices que estão acopladas no motor, utilize um pano úmido com o mesmo produto. Por fim, seque todas as peças e monte novamente o ventilador.
De teto: a carga de energia neste modelo é diferente. Por isso, antes de realizar a limpeza, certifique-se que a caixa de força em que o aparelho está conectado esteja desligada.
A dinâmica é parecida com a do modelo portátil, mas será necessário o auxílio de uma escada. Nunca se pendure ou apoie no objeto! Isso vai evitar que ele quebre (ou até uma possível queda). Então, é só tirar o excesso de pó com um pano seco e finalizar com um pano úmido e detergente neutro.
Aproveitamos para trazer uma dica extra! Você sabia que o local onde o aparelho fica faz toda diferença no resultado? Então, para conseguir aquele ventinho realmente refrescante, explicamos a seguir como posicioná-lo.
Caso deseje usar o ventilador na sala, o ideal é escolher por um modelo de teto que faça o vento subir. Isso porque o ar quente sobe, então a técnica ajuda a combater esse calor. Já nos quartos, para modelos portáteis, evite deixar perto da cama. Quanto mais próximo ao teto, melhor! Essa é uma maneira de refrescar todo o ambiente.
No trabalho, a melhor opção são os modelos de mesa. O ideal é direcionar o vento para cima, posicionando as hélices neste sentido, para que a circulação seja perfeita.
Curiosidade: é possível criar uma leve corrente de ar com um ventilador, basta colocá-lo de frente para portas e janelas. Assim, diminuímos a entrada de ar quente e deslocamos aquela que já está no ambiente.
E, vamos combinar, são pequenas ações que podemos adotar para aumentar a durabilidade e aproveitar ao máximo os nossos ventiladores.
Vale dizer, também, que de acordo com a pesquisa Resíduos Eletrônicos no Brasil – 2021, da Green Eletron, maior gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, apenas 62% dos brasileiros percebem os ventiladores como lixo eletrônico.
Mas ele é! Então, quando for descartar, é necessário levar a um local adequado. Os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) da organização podem ser encontrados em diversas lojas espalhadas pelo país.
Encontre aqui o coletor mais perto de você.
Veja também:
2 Comentários
Como prolongar a vida útil do seu aquecedor elétrico -
[…] indesejadas, isso pode afetar o desempenho e aumentar o risco de superaquecimento. Para realizar a limpeza, desconecte o aquecedor da tomada, utilize um pano seco ou uma escova macia para essa […]
Computador barulhento precisa ser trocado? -
[…] o uso, é comum que os computadores façam alguns sons – como o ventilador resfriando o sistema ou aquele ruído suave do disco rígido trabalhando. Se você tem um modelo […]