O avanço da tecnologia trouxe algumas praticidades para as tarefas do dia a dia. Um bom exemplo são os aparelhos que auxiliam na limpeza da casa, como os aspiradores de pó, que tornam esta atividade mais simples e ágil.
Existem diversos modelos disponíveis, desde os convencionais, com tubo grande e barulhento, até os mais modernos, como os robôs, que percorrem automaticamente o ambiente.
Para não prejudicar a vida útil do seu aspirador, não deixe-o jogado depois do uso, ok? É importante cuidar bem do seu aparelho para aumentar a durabilidade e evitar custos extras com reparos ou substituição. E vale dizer que esse é um ato bastante positivo, também, para o meio ambiente!
Neste conteúdo, trazemos algumas dicas para te ajudar nesta missão de manter o aspirador de pó funcionando, de maneira eficiente, por mais tempo. Veja abaixo.
1. Evite aspirar objetos pesados: o aparelho não foi criado para limpezas de itens como pedras ou pedaços de madeira, eles podem danificar o motor e as escovas.
2. Filtro limpo: essa é uma das partes mais importantes do aspirador de pó, pois ajuda a capturar a sujeira e impede que ela se espalhe no ambiente. Por isso, mantenha o filtro bem cuidado.
3. Verifique as escovas: elas são responsáveis por varrer a superfície e, com o tempo, ficam desgastadas. Então, é preciso checar se está tudo certo ou se há a necessidade de substituí-las.
4. Caminho sem obstrução: para que a limpeza aconteça, é importante remover objetos do chão que possam atrapalhar a passagem do aspirador de pó. Quando batemos o aparelho em outras coisas, acabamos prejudicando sua vida útil. Essa dica vale especialmente para os modelos robô.
5. Armazene corretamente: ao guardar, certifique-se de que o aparelho esteja limpo e seco, para evitar que enferruje ou deteriore mais rápido.
6. Guarde em local de fácil acesso: além disso, é importante evitar de deixar o aspirador em lugares altos. Como alguns modelos são bem pesados, ao retirá-los é possível que haja algum acidente.
Viu como simples atitudes podem fazer a diferença? Então agora é só aplicar na sua rotina.
Caso o seu aparelho apresente defeito, é válido procurar um serviço de reparo para entender se é possível consertá-lo. Muitas vezes, uma pequena manutenção pode resolver o problema. No entanto, se não for possível corrigir a falha, não esqueça de descartar corretamente.
Lembre-se de que ele se torna um lixo eletrônico quando não tem mais utilidade, e enviá-lo para a coleta seletiva comum ou colocar no lixo, traz prejuízos para o meio ambiente.
Para te ajudar, a Green Eletron disponibiliza Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em todas as regiões do país. Você pode procurar o mais próximo aqui.
Se não houver um PEV perto, verifique se existe alguma cooperativa na sua região que receba esse tipo de resíduo ou procure os coletores da prefeitura. Assim, você contribui com a natureza e ajuda os profissionais do setor de reciclagem, que dependem do descarte adequado para promover o reaproveitamento dos materiais.
Anotou as dicas?