As furadeiras são ferramentas eletrônicas muito utilizadas, porque são versáteis e atendem diferentes necessidades dos consumidores. Elas ajudam em pequenos e grandes reparos, são fáceis de usar e não ocupam muito espaço.
Mas, para que não fiquem desgastadas com o tempo, é necessário fazer uma boa manutenção, garantindo não apenas a eficiência, mas a durabilidade do aparelho. Vale destacar que o manuseio mais detalhado deve ser feito por profissionais, porque estamos falando de uma ferramenta complexa. Então, se precisar fazer algum tipo de conserto, procure um técnico especializado.
Mas, se a ideia for aumentar o cuidado com a furadeira, em casa, para prolongar a vida útil deste eletrônico, trazemos algumas dicas valiosas! Dessa forma, economizamos em uma troca, não é? E ainda ajudamos o meio ambiente, evitando o descarte precoce.
Se o produto apresentar algum problema como a broca arredondada ou tiver sujeira nas entradas de ar e dentro do equipamento, chegou a hora da manutenção.
Não esqueça de ler o manual primeiro, até mesmo antes de usar o aparelho, ok? Ele foi feito para te ajudar e evitar qualquer tipo de problema (ou acidente). Por isso, confira as instruções do fabricante sem falta.
Depois, quando for a hora de guardar ou limpar o item, siga estas dicas:
1 – Limpe o pó
Manter as suas ferramentas limpas, frescas e lubrificadas é a melhor maneira de tirar o máximo proveito, além de aumentar a vida útil dos aparelhos, evitando consertos antes da hora.
Então, para garantir que a furadeira esteja sempre pronta para uso, mantenha o equipamento limpo e livre de poeira. Não esqueça que as peças de entrada elétrica e o mandril (ponta da furadeira) são importantes. Então, vale lembrar de higienizar depois de usar.
2 – Uso correto
A dica mais importante é como usar esse equipamento. Não aplique força demais. Assim, você evita que seu aparelho sofra danos. Sempre segure firme, mantendo o eixo do furo que deseja fazer.
3 – Verifique o cabo
Fique atento ao cabo do equipamento e veja se há algum desgaste. Busque por fios soltos ou gastos (e de novo, não esqueça da limpeza, porque a sujeira ou poeira podem prejudicar os cabos).
No caso de fios danificados, leve sua furadeira para um especialista. Não tente fazer essa troca em casa, ok? Também verifique a voltagem correta do equipamento, evitando choques e acidentes.
4 – Verifique a broca
Outra parte que precisa ser observada é a broca, que deve ser do tamanho certo para a furadeira (verifique no manual de instruções do produto).
Certifique-se de que estejam sempre afiadas e que as pontas não estejam arredondadas. Isso impacta diretamente na qualidade do furo que será feito. Se perceber que elas já não estão tão afiadas, é a hora de trocar.
Para isso, mantenha o equipamento desligado e fora da tomada. Alinhe a broca, aperte e depois trave com a chave de mandril nas 3 posições.
5 – Lubrifique a furadeira
Não esqueça de examinar a ponta (mandril). Sempre use um spray ou óleo lubrificante. Se houver algum sinal de ferrugem, limpe com um pincel ou pano seco antes de lubrificar.
Além disso, existem várias engrenagens internas que devem ser levemente lubrificadas para evitar que enferrujem, uma rotina deve ser adotada para evitar problemas.
Minha furadeira parou de funcionar, e agora?
Se, mesmo com todo o cuidado, seu aparelho quebrou e não tem conserto, agora ele é um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser tratado da forma correta.
Isso porque estamos falando de resíduos eletroeletrônicos (categoria que engloba produtos eletroeletrônicos, baterias, pilhas e lâmpadas LED), que não devem ser descartados com o lixo comum ou na coleta seletiva tradicional. Fique esperto, porque isso pode causar um grande prejuízo para o meio ambiente!
A forma correta de se desfazer desses itens é procurar um PEV (Pontos de Entrega Voluntária), como os da Green Eletron, que estão espalhados em diversas cidades do país. São mais de 10 mil coletores de eletroeletrônicos e pilhas preparados para receber seus equipamentos quebrados ou sem utilidade. Todos os aparelhos recolhidos nesses locais são enviados à reciclagem.
Para encontrar o PEV mais próximo de você, basta acessar o localizador (eletroeletrônicos, pilhas e baterias). Se preferir, você também pode solicitar um orçamento para coleta em casa, serviço que recolhe os itens na sua residência.
Viu como é simples cuidar da sua furadeira? Um pouquinho de cuidado e o resultado é um produto com vida útil mais longa. Nosso bolso agradece!
Agora que você já sabe como reciclar seus eletroeletrônicos, se torne um aliado nessa luta! Saiba mais sobre o movimento “Eletrônico Não é Lixo” nesse vídeo: