Utilizados por sua beleza e praticidade, os cooktops se tornaram queridinhos nas cozinhas modernas. Porém, este aparelho exige alguns cuidados para durar mais tempo, principalmente na hora da limpeza.
Para manter seu cooktop bonito e funcional é preciso tomar alguns cuidados com a manutenção. Vamos lá?
Como limpar o seu cooktop
A limpeza é tão importante que merece um capítulo especial. Portanto, atenção! Sempre leia o manual de instruções do seu fogão e veja dicas sobre quais produtos você deve utilizar na hora de limpar, de acordo com o material de que o equipamento é feito.
Seja de vidro ou alumínio, geralmente os cooktops não exigem produtos fortes para a limpeza. Muitas substâncias podem, inclusive, danificar o aparelho. Então, opte pelo básico: água, detergente (sempre neutro) e um pano ou esponja macia. Isso evita arranhões e danos à superfície do fogão.
Com o produto certo, chegou a hora de limpar. Para começar, verifique se o aparelho está desligado da tomada e se está frio, evitando acidentes.
Nada de deixar a limpeza pra depois, hein? É importante retirar restos de alimentos e outras impurezas do fogão logo após o uso, evitando que gorduras e sujeiras fiquem grudadas, entupam as bocas ou manchem o aparelho.
Depois de higienizar a superfície, finalize o processo secando o cooktop com um pano de microfibra. Ele ajuda a tirar aquelas manchinhas de dedo e deixá-lo brilhante.
Se o seu cooktop possui grelhas e queimadores, é importante limpá-los ao menos uma vez na semana. Dependendo do modelo, a grelha pode ser higienizada na lava-louça. Lembre-se de olhar o manual de instruções.
Outro detalhe prático sobre a limpeza do cooktop é que você pode limpar os botões sem precisar retirá-los. É só passar um pano com água morna e detergente ou desengordurante para deixá-los limpinhos.
Atenção com as panelas
Também é preciso prestar atenção na hora de escolher suas panelas. Se o seu cooktop é o modelo de indução, suas panelas precisam ter o fundo de ferro ou aço inox magnético, já que esse tipo de equipamento depende da troca de calor.
Cuidado com o tamanho delas! Cada boca do cooktop tem um tamanho e a panela precisa ficar dentro do círculo indicado para não atrapalhar o bom funcionamento.
Meu cooktop parou de funcionar, e agora?
Se, mesmo com todo o cuidado, seu aparelho quebrou e não tem conserto (acontece!), agora ele é um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser tratado da forma correta.
Mas atenção: esse tipo de resíduo não pode ser jogado no lixo comum ou na coleta seletiva, ok? Para se desfazer do produto, você pode usar o serviço de Coleta em Casa, como o da Green Eletron.
Basta acessar este site e fazer a solicitação. Se tiver outros eletroeletrônicos e pilhas que não funcionam na sua residência, aproveite para enviá-los para a reciclagem também. Mas lembre-se: para itens menores (pequeno e médio porte), você pode fazer o descarte em um PEV (Ponto de Entrega Voluntária).
Para encontrar o PEV mais próximo, acesse o localizador (eletroeletrônicos, pilhas e baterias).
Até que não é difícil, não é? Um pouquinho de cuidado e o resultado é um produto bem cuidado e uma barriga cheia!
Curtiu esse conteúdo? Siga o movimento “Eletrônico Não É lixo” no Instagram e Linkedin saber mais sobre lixo eletrônico! Confira também a segunda edição da nossa pesquisa “Resíduos Eletrônicos no Brasil – 2023”.