Seja na hora de se aventurar fazendo uma trilha ou durante um apagão repentino, as lanternas são aliadas para sair da escuridão. Porém, muitas vezes não damos importância para sua manutenção e utilização, o que pode gerar dores de cabeça na hora de uma emergência.
Muitas vezes esquecidas em mochilas ou dentro da gaveta, estes objetos devem ser manuseados com cuidado para prolongar sua vida útil. Por isso, separamos 4 dicas para ajudar na manutenção da lanterna. Vamos lá?
Como cuidar da sua lanterna
Antes de começar, leia o manual de instruções. Muitas pessoas acabam não consultando as orientações dos fabricantes e não seguindo as dicas fornecidas, o que pode ocasionar em falhas mais rápido do que o esperado.
1. Cuidado com a temperatura
Se a sua lanterna for a bateria, carregue sempre em temperatura ambiente. Isso ajuda a aumentar a vida útil. Os equipamentos ficam quentes durante a recarga e o uso, o que é normal. Porém, a longo prazo, isso pode prejudicar o funcionamento do dispositivo.
A maioria das lanternas e carregadores são projetados para prevenir o superaquecimento, mas, por precaução, fique sempre ligado na temperatura do aparelho. Se notar um aumento drástico, desligue o objeto por alguns instantes.
2. Atenção às pilhas e baterias
Preste muita atenção nas pilhas que você utiliza. Evite usar pilhas de baixa qualidade porque isso pode diminuir a vida útil do equipamento.Também pesquise a quantidade de pilhas, sempre seguindo as orientações do fabricante na hora de trocá-las.
Além disso, vale um cuidado especial na hora de guardar a lanterna. Geralmente esquecemos ou deixamos as pilhas dentro, mas se o item for de baixa qualidade ou estiver velho, em pouco tempo pode começar a vazar, gerando perda total da luminária.
Falando em pilhas velhas, misturar pilhas antigas e novas no aparelho pode causar acidentes e vazamentos! Por isso, faça sempre a troca para garantir um bom funcionamento do dispositivo. Para pilhas recarregáveis, use as que foram carregadas juntas e apresentam a mesma porcentagem de carga.
Sempre que finalizar o uso, se for o caso, retire as pilhas e as guarde em um lugar à parte.
3. Cuidado com lanternas recarregáveis
As lanternas recarregáveis exigem um cuidado especial que poucas pessoas se atentam. Para o bom funcionamento do aparelho é necessário descarregar completamente a bateria pelo menos uma vez a cada quatro meses, evitando a perda de capacidade de armazenar energia.
Esse procedimento pode prolongar a sua vida útil e melhorar a performance, preparando a lanterna para os próximos usos. Outro cuidado é utilizar sempre o carregador projetado para a lanterna, evitando danos na bateria.
4. Limpeza é essencial
Na maioria dos casos, o refletor espelhado das lanternas são banhados com polímero, altamente inflamável e que exige cuidado no manuseio. Não é indicado limpá-los ou tocá-los diretamente também pelas substâncias contidas. Higienize apenas as lentes com cuidado, utilizando um pano e com movimentos suaves.
Minha lanterna quebrou. E agora?
Se, mesmo com todo o cuidado, seu aparelho quebrou e não tem conserto, agora ele é um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser tratado da forma correta.
Esses resíduos, que englobam eletroeletrônicos, baterias, pilhas e lâmpadas LED pós-consumo, não devem ser descartados no lixo comum ou na coleta seletiva tradicional. Fique esperto, porque se você não separar para o descarte adequado, pode causar um grande prejuízo para o meio ambiente.
Para se desfazer desses itens, o ideal é procurar um PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) específico para esse tipo de item. A Green Eletron, por exemplo, disponibiliza mais de 10 mil coletores de eletroeletrônicos e pilhas preparados para receber seus equipamentos em desuso.
Se não for possível levar até o local correto, você ainda pode solicitar um orçamento para coleta em casa, serviço que recolhe os itens na sua residência.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a reciclagem de pilhas e baterias: