Presentes no nosso cotidiano, é normal que com o passar do tempo os computadores possam apresentar alguns problemas. Alguns fatores podem deixá-los barulhentos, o que não é normal! Um computador saudável emite poucos sons (e nada que incomode).
Vamos descobrir o que pode estar causando barulhos indesejados, como você pode resolver e deixá-lo silencioso novamente?
Durante o uso, é comum que os computadores façam alguns sons – como o ventilador resfriando o sistema ou aquele ruído suave do disco rígido trabalhando. Se você tem um modelo mais antigo, talvez até ouça o barulho de um CD girando. Esses sons fazem parte do funcionamento normal da máquina.
Agora, se o barulho começar a ser mais alto do que uma conversa em tom baixo, é sinal de que algo pode estar errado e vale a pena investigar.
Nem todo barulho que seu computador faz vem do mesmo lugar. Os grandes culpados costumam ser os sistemas de refrigeração, como os coolers, a fonte de alimentação e até pequenas folgas no gabinete.
Lembre-se: quando o calor aumenta, o seu computador sente também! Nesses momentos, os coolers entram em ação para manter tudo sob controle.
Esses pequenos ventiladores estão sempre rodando enquanto a máquina está ligada, mas, em dias mais quentes ou com uso intenso, eles aceleram para combater o calor. Quanto mais rápido giram, mais barulho fazem.
Então, se o dia estiver quente e seu computador estiver fazendo barulho, não se preocupe! É só o sistema trabalhando para manter tudo fresco. Mas atenção: é super importante deixar seu eletrônico em um lugar bem arejado. Afinal, um ambiente confortável para ele também ajuda a garantir um desempenho melhor.
Mas os discos rígidos e as fontes de energia também podem entrar no time que causam esses ruídos, e, nesses casos, a melhor solução é levar o equipamento para uma assistência técnica, para evitar problemas maiores no aparelho.
A fonte de alimentação, por exemplo, tem suas próprias ventoinhas, e quando elas começam a trabalhar demais, o barulho vira um sinal de alerta. Se sua fonte estiver fazendo mais barulho que o normal, pode ser um bom momento para considerar uma de maior potência, que aguente a quantidade de demanda sem superaquecer.
Já o disco rígido, responsável por armazenar todos os seus arquivos, como documentos, fotos e até programas, é geralmente o mais silencioso, mas quando ele começa a ser acessado com frequência ou está chegando ao fim da sua vida útil, aquele ruído irritante pode aparecer.
E caso você escolha substituí-lo, lembre-se de fazer backup de todos os seus dados para não perder nada importante!
Manter o ar circulando dentro do computador é ótimo para o desempenho, mas há um pequeno e principal problema: a poeira! Ela pode se acumular e atrapalhar a ventilação, forçando os coolers a trabalhar mais e fazer mais barulho. Por isso, é sempre uma boa ideia fazer uma limpeza na sua máquina.
Se for um desktop, não se preocupe, abrir o gabinete é bem fácil e você só vai precisar de ferramentas simples. Lembra daquela chave de fenda ou philips esquecida na gaveta? Você vai precisar utilizá-las! Se você tiver o manual de instruções do equipamento, é uma boa hora para ler.
Com o computador desligado, localize os parafusos, retire-os e remova a tampa.
Dentro do gabinete, é hora de dar uma atenção especial aos coolers. Limpe-os com cuidado, usando um pano seco enrolado no dedo ou até um cotonete para alcançar aquelas áreas mais difíceis. Se quiser fazer uma limpeza mais geral, um truque simples é usar o jato frio do secador de cabelo para soprar a poeira.
Recomendamos que faça isso ao ar livre ou cubra a área com um pano, você ficará surpreso com a quantidade de poeira que vai sair!
Fez a limpeza e o problema continua? Calma, nada de pânico! Talvez seja uma boa ideia levar o seu computador a uma assistência técnica autorizada antes de pensar em trocá-lo. Além de evitar gastos desnecessários, você prolonga a vida útil do seu eletrônico, economizando e contribuindo para um consumo consciente.
Se, mesmo com todo o cuidado, seu equipamento quebrou e não tem conserto (acontece!), agora ele é um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser tratado da forma correta.
Os resíduos eletroeletrônicos, assim como pilhas e baterias, não devem ser descartados no lixo comum ou colocados na coleta seletiva tradicional, a qual é mais direcionada a outros tipos de materiais recicláveis.
E fique esperto nesse sentido, porque a destinação errada pode causar um impacto negativo para o meio ambiente e para a nossa saúde, por meio da contaminação do solo e da água.
O jeito certo de se desfazer desses itens é procurar um PEV (Pontos de Entrega Voluntária), como os da Green Eletron, que estão presentes em diversas cidades do país. Para encontrar o mais próximo de você, basta acessar o localizador em nosso site (eletroeletrônicos, pilhas e baterias).
Então, é isso! Agora você já sabe o que pode estar causando barulho no seu computador e como lidar com isso. Com essas dicas, fica mais fácil manter sua máquina em ótimas condições.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre Economia Circular: