Uma das decorações mais populares durante as festas de fim de ano, seja para iluminar a árvore de natal, a fachada da casa ou qualquer outro cantinho que precise de um toque especial, o pisca-pisca é quase que obrigatório nas comemorações desse período.
Para não ocorrer imprevistos, e garantir que seu pisca-pisca continue a brilhar de um ano para o outro, devemos ter alguns cuidados especiais. Vamos juntos descobrir quais são?
Luzes de marcas confiáveis são mais resistentes, duram mais tempo e ainda podem ser mais econômicas no consumo de energia, o preço pode ser um pouco maior, mas pense nisso como um investimento!
Que tal tirar um tempinho para pesquisar e comparar opções? Assim, você garante que está comprando um produto de qualidade, e evita qualquer surpresa desagradável.
Além disso, ao escolher bem, você contribui para um futuro mais sustentável, fazendo escolhas que preservam o meio ambiente e economizam recursos.
É sempre uma boa prática desligar o pisca-pisca quando ele não estiver sendo usado: durante o dia, quando a luz natural já ilumina o ambiente, e não dá para apreciar a verdadeira beleza dessas pequenas luzes, ou quando não tem ninguém em casa.
Mantê-las apagadas economiza energia, prolonga a vida útil das lâmpadas e ainda diminui o risco de superaquecimento.
O calor intenso também pode ser prejudicial, pois resseca os fios. Evite expor os pisca-piscas diretamente ao sol por longos períodos, especialmente durante os dias mais quentes.
Instale as luzes em locais com sombra, isso ajuda a preservar seu funcionamento e a manter a decoração em perfeito estado.
Para manter seu pisca-pisca funcionando, a limpeza é essencial, e para isso, use um pano seco e macio para remover poeira e sujeiras acumuladas.
Se for necessário uma limpeza mais caprichada, passe um pano levemente úmido (com água e, se quiser, um pouco de detergente neutro), mas só faça isso com as luzes desconectadas da tomada.
Lembre-se de secar tudo muito bem antes de guardar ou usar novamente, assim, você previne o acúmulo de sujeira, superaquecimentos, e danos nas peças.
Acabaram as festas e chegou a hora de guardar o pisca-pisca para o próximo ano? Então, cuidado na hora de armazenar! Enrolar os fios de qualquer jeito pode acabar danificando as lâmpadas e os cabos.
A dica é simples: reutilize um tubo ou rolo que facilite o processo e enrole o fio cuidadosamente ao redor dele, isso ajuda a evitar nós e as quebras. Outra ideia é guardar o pisca-pisca já enrolado corretamente, na própria caixa original, para garantir uma proteção extra.
Se, mesmo com todo o cuidado, seu equipamento quebrou e não tem conserto (acontece!), agora ele deve ser descartado de forma correta.
Assim como os resíduos eletroeletrônicos não devem ser descartados no lixo comum ou colocados na coleta seletiva tradicional, pisca-pisca e outros tipos de lâmpadas, devem ser descartadas em PEV (Pontos de Entrega Voluntária), como os da Reciclus, que estão presentes em diversas cidades do país. Para encontrar o mais próximo de você, basta acessar o localizador.
E fique esperto nesse sentido, porque a destinação errada pode causar um impacto negativo para o meio ambiente e para a nossa saúde, por meio da contaminação do solo e da água.
Então, é isso! Com essas dicas, seu pisca-pisca vai durar muito mais tempo e funcionar direitinho, agora é só aproveitar sua decoração iluminada sem dores de cabeça!
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre o Movimento Eletrônico Não É Lixo: