Quando sofremos alguma lesão, um dos primeiros exames pedidos pelos médicos é o raio-x. Em muitos casos, guardamos os resultados por longos períodos, mas quando eles não são mais necessários, descartamos no lixo comum. Essa ação leva as chapas para aterros sanitários, o que pode causar danos ao solo e ao lençol freático.
Isso acontece porque as radiografias são impressas em um plástico chamado acetato, material coberto por grãos de prata. O plástico demora muito para se decompor e a prata, por sua vez, assim como outros metais pesados, é proibida de ser descartada no meio ambiente, pois ao ser ingerida pelo ser humano, pode se acumular no organismo e causar problemas renais, motores e neurológicos.
A boa notícia é que as chapas de raio-x sem utilidade, quando descartadas em locais corretos, previnem a contaminação do meio ambiente, além de terem uma nova utilidade após a reciclagem. É importante lembrar que por serem recicláveis, essas placas não são consideradas lixo, mas sim resíduos.
A partir da reciclagem das chapas é possível recuperar o plástico limpo, pronto para ser usado em novos produtos, e a própria prata pura, que também volta para a indústria. Desta forma, impedimos que novas matérias-primas sejam retiradas da natureza.
O processo é complexo e exige recicladores especializados para garantir a segurança dos materiais, do meio ambiente e dos trabalhadores manuseando os itens.
Por não serem resíduos eletrônicos, as chapas de raio-x não fazem parte da lista de materiais que podem ser descartados nos coletores da Green Eletron, mas muitos hospitais, supermercados e lojas de venda de celulares funcionam como postos de coleta. Se você tem em casa radiografias guardadas que não serão mais utilizadas, é muito importante se informar na sua cidade sobre o local correto de descarte. Dessa maneira, você estará contribuindo de forma correta e consciente para preservar o planeta.
2 Comentários
Antonia Aparecida Duarte
onde ficam os coletores da green eletron para descarte de chapas de raio X. Algumas das UBS que faziam a coleta não fazem mais.
Green Eletron
Olá, Antonia! Tudo bem?
Por não serem resíduos eletrônicos, as chapas de raio-x não fazem parte da lista de materiais que podem ser descartados nos coletores da Green Eletron, mas muitos hospitais, supermercados e lojas de venda de celulares funcionam como postos de coleta. Fizemos um conteúdo sobre isso. Veja em: https://bityli.com/vObAc