Lixo Eletrônico

O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, é composto por produtos que não têm mais valor por falta de utilização, substituição ou quebra. A categoria inclui “produtos da linha branca”, como refrigeradores, máquinas de lavar e microondas, além de aparelhos eletrônicos como televisores, computadores, telefones celulares, tablets, drones, assim como pilhas, baterias, cartuchos e toners.


Os aparelhos devem ser reciclados de forma cuidadosa por empresas especializadas. Caso contrário, o risco de contaminação para o meio ambiente e perigo à saúde humana são altos.

O governo brasileiro criou, em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10). Segundo a lei, os fabricantes, distribuidores, comerciantes, consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza devem tomar medidas para minimizar o volume de resíduos gerados e instituir uma cadeia de recolhimento e destinação ambientalmente adequada pós-consumo.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

O que devo fazer?

O consumidor que possui algum tipo de lixo eletrônico em sua casa que não funciona, ou então, não possui mais nenhuma utilidade, pode procurar um Ponto de Entrega Voluntária da Green Eletron e realizar o descarte adequado de forma gratuita. Você faz o seu papel como cidadão e colabora para uma economia cada vez mais circular, com menos extração de recursos naturais.

Encontre nossos pontos