No dia 14 de outubro de 2019 comemoramos o segundo Dia Internacional do Lixo Eletrônico. Instituições em 45 países estão promovendo hoje ações de conscientização sobre a importância do descarte correto desse tipo de resíduo. Todo ano produzimos mundialmente 50 milhões de toneladas anuais de lixo eletrônico e essa taxa cresce 3%-4% ao ano, sendo que apenas 20% é reciclado e recebem uma destinação ambientalmente sustentável. Seguindo essa previsão, até 2025 estaremos produzindo cerca de 60 milhões de toneladas por ano: o equivalente a 290 mil Estátuas da Liberdade.
O Dia Internacional do Lixo Eletrônico foi organizado pelo WEEE Forum, uma instituição sem fins lucrativos europeia que é o maior centro multinacional de competência do mundo em termos de know-how operacional referente à gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos.
A proposta do 14 de outubro é conscientizar os cidadãos sobre a importância de fazer uma limpeza das suas casas e juntar todos os eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis para que sejam levadas até Pontos de Entrega Voluntárias (PEVs) para serem recicladas, estimulando a economia circular. Também é preciso falar com as empresas e empreendedores sobre como a logística reversa pode trazer benefícios não só para o planeta como também para a economia.
Por isso, diversas instituições que trabalham com o lixo eletrônico se uniram para realizar eventos, campanhas, lançamentos de novos produtos, e muitos outros, no Dia Internacional do Lixo Eletrônico. Cada entidade está realizando pelo menos uma ação em seu local de atuação. A Green Eletron não poderia estar de fora!
Acompanhem abaixo algumas iniciativas acontecendo no mundo.
Brasil
Ao fazer a divisão do valor total da operação com as suas 60 marcas associadas, a Green Eletron já conseguiu reciclar mais de 98 milhões de pilhas nacionalmente e 185 toneladas de eletroeletrônicos em um ano apenas em São Paulo. No entanto, o número de marcas precisa crescer nos próximos anos para mantermos um planeta sustentável.
Para promover a conscientização no dia de hoje, a Green Eletron enviou para 13 empresas associadas coletores para estimular os seus funcionários a fazer o descarte conscientes dos seus produtos pessoais sem utilidade. Os PEVs vão permanecer nas sedes por uma semana e, após o fim do prazo, serão coletados pelo uma equipe qualificada parceira da gestora. Cada empresa receberá um certificado com a quantidade levantada no período de uma semana. Em completo, eles também estão divulgando em suas redes sociais conteúdos educacionais sobre o tema.
O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e a USP está promovendo hoje um evento com palestras de especialistas sobre o lixo eletrônico. Algumas palestras serão presenciais e outras por videoconferência.
México
O México é o terceiro maior produtor de lixo eletrônico no continente americano, produzindo anualmente mais de um milhão de toneladas por anos. Hoje, a cidade de Querétaro está promovendo um evento no auditório municipal sobre o tema. Além disso, foram instalados na semana passada diversos pontos de coletas para ajudar os cidadãos a fazer o descarte correto.
A Recicla Electrónicos México está promovendo coletas em escolas e comércios, campanha educacional em suas redes sociais e rádios, webinars e o desenvolvimento de um aplicativo para a coleta de eletrônicos sem utilidade.
Austrália
A ANZRP-TechCollect está promovendo uma competição de coleta entre escolas, além de campanhas nas redes sociais. A Green Technology Recycling também vai coletar o lixo eletrônico sem custo em escolas e oferecer certificados.
Bélgica
A Recupel é responsável pela coleta e processamento de eletrodomésticos descartados na Bélgica. Em 2018, a ONG coletou mais de 117 mil toneladas de eletrônicos. A campanha da entidade é focada em empresas que também têm muitos aparelhos elétricos velhos ou quebrados armazenados em seus escritórios. Para oferecer a eles uma solução fácil, a Recupel lançou hoje uma nova plataforma digital para seu lixo eletrônico.
A APPLiA criou uma reportagem informativa, no formato de um vídeo, que visa acompanhar a vida útil de um aparelho desde o momento em que ele chega ao fim de sua vida útil e está pronto para ser descartado.
Outras seis organizações também se juntaram ao movimento belga hoje e você pode acompanhar todas as ações aqui.
Índia
Quatro organizações estão promovendo ações de conscientização sobre o lixo eletrônico. Uma delas é organizada pelo Respose Waste Management and Research Pvt Ltd, que vai promover um evento educacional sobre como criar novas startups de sucesso focadas na reciclagem de lixo eletrônico. O objetivo é incentivar mais empreendedores a entrar no setor. Para ver todos as ações, clique aqui.
O mundo todo está se mobilizando para enfrentar esse desafio. Faça parte desse movimento!