As pilhas e baterias são responsáveis por algo muito simples, mas essencial: dar energia para nossos dispositivos funcionarem. Do controle remoto á aparelhos de saúde, elas garantem o funcionamento dos eletroeletrônicos do nosso dia a dia.
Embora muita gente use os dois termos como sinônimos, pilhas e baterias não são a mesma coisa. Quer entender de forma simples qual a diferença entre e como descartá-las corretamente? Acompanhe nosso artigo feito em parceria com a nossa associada Panasonic e tire suas dúvidas!
Uma pilha funciona como uma miniusina de energia e possui uma voltagem de 1,5 volts. Já a amperagem — ou capacidade de corrente — é medida em mAh (miliampère-hora) e varia conforme o tipo da pilha.
Além disso, as pilhas podem ser divididas em:
As baterias são formadas por um conjunto de células internas que trabalham juntas para armazenar e liberar energia. É como se fossem várias “pilhas” ligadas dentro de um mesmo corpo, o que permite que elas forneçam mais energia de uma só vez e por mais tempo.
Independentemente do tipo, pilhas e baterias não podem ser descartadas no lixo comum. Elas contêm metais e compostos químicos que podem contaminar o solo, a água e o ar se forem descartadas de forma incorreta. Além disso, o descarte inadequado representa riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
A boa notícia é que existe uma forma segura e prática de descartar pilhas e baterias de maneira responsável: é só levá-las a um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da Green Eletron.
Somos uma gestora de logística reversa de eletroeletrônicos, pilhas e baterias, responsável por coletar, transportar e encaminhar esses resíduos para reciclagem de forma segura e ambientalmente correta.
Agora que você já sabe qual é a diferença entre pilhas e baterias, fica mais fácil entender como usá-las com consciência e, principalmente, como descartá-las corretamente. Quer saber mais? Acompanhe nossas mídias sociais.