As férias de verão são o momento perfeito para descansar e sair da rotina. Porém, mesmo deixando algumas atividades de lado, não podemos abandonar os cuidados com o meio ambiente!
Você pode aproveitar suas férias ao máximo, e, ainda sim, garantir que elas sejam sustentáveis. Separamos quatro dicas para fazer o seu verão mais divertido e sem prejudicar o planeta. Vamos lá?
Atividades sustentáveis para as férias de verão
1 – Aprenda novos hobbies
Descansar é bom, e isso não significa ficar sem fazer nada! Aprender um novo hobby é uma maneira incrível de unir diversão e aprendizado. Invista em atividades diferentes, especialmente se elas tiverem algum retorno positivo para a natureza.
Você pode praticar jardinagem, fazer artesanato com material reciclável ou aprender a cozinhar pratos veganos e vegetarianos, por exemplo. Separe algumas horas para aprender e praticar esse novo passatempo!
2 – Turismo sustentável
As férias são o período perfeito para conhecer novos lugares! E, vamos combinar, viajar é uma delícia, não é? Mas não vale deixar de lado a preocupação com o meio ambiente.
Uma alternativa é o turismo sustentável, que tem como objetivo utilizar conscientemente o patrimônio natural e cultural de uma região. Com isso, você respeita as culturas, tradições, o meio ambiente e as comunidades locais. Se for tirar fotos, lembre-se de cuidar bem da sua câmera para que ela dure mais tempo!
Já pensou em aproveitar regiões próximas da sua casa? Viagens de avião acabam sendo mais poluidoras para o meio ambiente, sendo grandes emissoras de CO2. Não estamos dizendo para você nunca mais viajar de avião, mas é muito bacana valorizar cidades dentro do seu país ou próximas. No destino, priorize o transporte público, evitando a poluição da atmosfera, ou alternativas como bicicletas e patinetes. Além disso, essas formas permitem aproveitar a paisagem!
3 – Pratique esportes
A rotina nem sempre permite que a gente faça exercício físico. Por isso, as férias podem ser o momento perfeito para intensificar ou começar um novo hábito saudável. Mesmo que seja uma caminhada por aquele parque que você ama, mas pouco visita.
Uma boa ideia é aproveitar a natureza perto de casa. Algumas sugestões são correr, andar de bicicleta ou utilizar as academias ao ar livre. Legal, né?
Outra boa dica é aproveitar o passeio e dar uma passadinha para descartar eletroeletrônicos e pilhas nos locais certos, em alguns de nossos PEVs.
4 – Desapegue do que você não usa mais
De acordo com a segunda edição da pesquisa “Lixo Eletrônico no Brasil”, 85% dos entrevistados guardam algum resíduo deste tipo em casa, sem fazer o descarte correto (inclusive, muitas dessas pessoas guardam os itens há mais de um ano!).
Os produtos guardados mais comuns são celulares, fones de ouvido, tablets e pilhas. Mas a lista não para por aí. Chuveiros, microondas, fogões e lavadoras também aparecem na lista.
Então, porque não aproveitar o tempo em casa para fazer aquela limpa nos armários e gavetas? Além de liberar espaço e ajudar a energia a circular melhor, você contribui com a economia circular e com o meio ambiente.
Mas… atenção!
Para descartar resíduos eletroeletrônicos, pilhas ou baterias corretamente, é necessário procurar um PEV (Pontos de Entrega Voluntária), como os da Green Eletron, que estão espalhados em diversas cidades do país. Você pode checar quais itens podem ser descartados aqui.
Gostou das dicas? Aproveite o tempo livre para aprender mais sobre sustentabilidade e lixo eletrônico no Instagram do movimento Eletrônico Não é Lixo e pelo canal do YouTube da Green Eletron! Confira um conteúdo sobre reciclagem: