Reduzir, reutilizar e reciclar são ações importantes e fundamentais que contribuem com a preservação do meio ambiente e consequentemente, com a nossa vida e das novas gerações no nosso planeta.
Por isso, é super importante que os pais e familiares incorporem desde cedo nos pequeninos rotinas e hábitos que contribuam para a criação de uma consciência sustentável, visando formar adultos mais sensíveis às questões ecológicas.
Para ajudar nessa tarefa, preparamos algumas dicas simples, que podem ser úteis para começar a construir nas crianças o interesse pela preservação do meio ambiente e pelo consumo consciente. Confira:
Coleta seletiva
Adote em sua casa as lixeiras coloridas de coleta seletiva e peça que seu filho(a) acompanhe você até um ponto de descarte que receba os lixos separadamente por categoria. Embora seja uma ação simples, esse passo é decisivo para que desde cedo haja consciência e responsabilidade em relação ao destino dado aos descartes. Algumas iniciativas até trocam os resíduos por benefícios.
Horta em casa
A horta em casa é uma maneira de economizar e ainda garantir refeições mais saudáveis, livres de agrotóxicos. Cultivar pequenas plantinhas dentro do lar é uma ótima alternativa de trabalhar a natureza na sustentabilidade para crianças colocando a mão na massa – ou melhor dizendo, na terra!
Comece plantando ervas, como manjericão, alecrim, orégano, salsa, tomilho, entre outros. Eles ocupam pouco espaço e são ótimas para quem está começando a prática.
Brinquedos reciclados
Que tal propor ao seu filhote que ele fabrique seus próprios brinquedos? Latas de leite, garrafas pet, caixas de papelão e muitos outros objetos que seriam jogados direto no lixo podem virar brinquedos reciclados divertidos e muito educativos sobre a sustentabilidade para crianças. Isso também estimula a criatividade dos pequenos.
Copo de estimação
A sustentabilidade para crianças também deve trabalhar a redução na produção de lixos descartáveis, como copos, talheres e guardanapos. Aqui a ideia é escolher um copo ou garrafa reutilizável para seu filho levar sempre consigo, mas você também pode fazer o mesmo com colheres, além de aderir toalhas de tecidos e canudos de metal ou bambu, por exemplo.
Hora de desligar das telas
Após uma partida de videogame ou quando acabar o filme, lembre seu filho da importância de desligar todos os equipamentos eletrônicos e apagar as luzes antes de sair do cômodo. Afinal, a sustentabilidade para crianças deve reforçar a importância da economia, e começar pela energia elétrica é fundamental.
Dia da doação
A doação é um dos aspectos fundamentais para trabalhar o princípio social na sustentabilidade para crianças. Peças de roupas que não servem mais, brinquedos que não são utilizados com frequência e livros que já foram lidos, por exemplo, com certeza serão muito mais úteis para outros pequeninos.
Recicle
As peças de roupa que não estão em boas condições para doação ou os brinquedos eletrônicos que não funcionam mais podem ser reciclados. As peças de roupa podem virar pano de chão ou uniforme para as brincadeiras de sujar. Os eletroeletrônicos podem ser descartados em pontos de coleta.