A cidade tem 57 pontos de coleta disponíveis gratuitamente para a população
O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os nossos aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água, além de outros impactos negativos.
Por outro lado, a reciclagem de celulares, fones, impressoras, cabos, pilhas, carregadores, entre outros, permite a reutilização do plástico, vidro, cobre, prata, ouro, e muitos outros, além de dar a destinação correta e segura para materiais que não podem ser recuperados.
A Green Eletron, principal gestora da logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas do Brasil, tem atuação em Londrina, disponibilizando três coletores de eletroeletrônicos e pilhas de pequeno porte. Exclusivo de pilhas são 54 Pontos de Entrega Voluntária. Veja como fazer o descarte ambientalmente correto de aparelhos elétricos e eletrônicos e pilhas.
Separe o que será descartado
É importante separar os aparelhos elétricos e eletrônicos do lixo reciclável (garrafas plásticas, embalagens, potes de vidro, etc) e do lixo orgânico. Cada um deles possui uma destinação específica para facilitar o processo de reciclagem. No caso dos resíduos eletrônicos, o seu descarte deve ser feito em locais específicos. A boa notícia é que eles estão instalados em unidades do comércio local e, por isso, a ação pode ser inserida na rotina da população.
Como descartar
Se você for descartar eletroeletrônicos, não desmonte os produtos. Se o aparelho tiver bateria de lítio, como em celulares, notebook, etc, deixe-a dentro do produto. Para as pilhas comuns, basta descartá-las soltas ou em uma sacola de plástico em qualquer ponto de coleta de pilhas ou até mesmo de eletrônicos, que também são equipados para recebê-las.
Localize o PEV mais próximo de você
Com a tecnologia, o processo de identificar o coletor para o descarte de eletroeletrônicos e pilhas ficou mais fácil. A Green Eletron disponibiliza em seu site todos os Pontos de Entrega Voluntária e os classifica por proximidade do endereço inserido por cada pessoa que faz a busca. Veja os que estão disponíveis hoje em Londrina:
Casas Bahia Londrina – Centro
Avenida Paraná, 203. Centro. CEP: 86010-390.
Casas Bahia Londrina – Benjamin
Rua Benjamin Constant, 1138. Centro. CEP: 86010-350.
Supermercados Angeloni Londrina – Gleba Fazenda Palhano
Rua João Huss, 74. Gleba Fazenda Palhano. CEP: 86050 -490.
Para descartar suas pilhas, escolha entre os 54 pontos de coleta.
Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site Eletrônico Não É Lixo é possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos e também baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.
4 Comentários
LUANA
Na minha cidade não há nenhum lugar, onde podemos entrar em contato para estar conseguindo ter um ponto de coleta reconhecido
Green Eletron
Olá, Luana. Para se tornar um Ponto de Entrega Voluntária é necessário preencher o cadastro de parceiro em nosso site https://greeneletron.org.br/cadastro-parceiro – destacamos que o preenchimento das informações não garante instalação imediata do coletor, mas nos ajuda a mapear as possibilidades de expansão.
André Luis Goulart
Gostei, aqui na minha cidade tem apenas 3 pontos de descarte. Faço um projeto de coleta, reciclagem e reaproveitamento do e-lixo em uma escola. Eu mesmo montei o recipiente, fiz algumas palestras de conscientização. O que não é aproveitado estou levando em algum lugar de coleta. Quem sabe conseguiria um recipiente desse ou parecido para fazer as coletas e ate parceria. Obrigado
Green Eletron
Olá, André. Agradecemos sua mensagem. Para se tornar um Ponto de Entrega Voluntária preencha o formulário em nosso site https://greeneletron.org.br/cadastro-parceiro destacamos que o cadastro não garante instalação imediata do coletor.