Entre os dias 11 a 14 de julho, a Green Eletron participará pela primeira vez como expositora da Eletrolar Show – maior feira de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, tecnologia móvel e TI da América Latina.
Além de estar presente com um stand onde os visitantes poderão tirar dúvidas sobre o descarte, encaminhamento, reciclagem do lixo eletrônico e, principalmente, sobre a importância das empresas estarem em conformidade com a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, também será possível levar os aparelhos eletroeletrônicos para serem descartados de forma ambientalmente correta.
Durante os quatro dias de evento, a gestora disponibilizará dois PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) onde será possível descartar itens de pequeno e médio porte como celulares, monitores, impressoras, teclados, fones de ouvido, pilhas e outros aparelhos eletroeletrônicos quebrados ou que não possuem mais utilidade.
Que tal aproveitar o evento para desocupar aquela gaveta cheia de aparelhos que só estão ocupando espaço? Se você vai visitar a Eletrolar Show e tem algum aparelho eletroeletrônico em casa, faça a sua parte e contribua com o meio ambiente.
A Eletrolar Show acontece das 13h às 21h no Transamérica Expo Center. O evento é aberto ao público, mas é preciso realizar um cadastro antes. Para mais informações sobre o credenciamento, é só acessar aqui.
O papel do varejo na logística reversa de eletroeletrônicos
Até 2025, 400 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes terão PEVs de eletroeletrônicos. A meta federal é disponibilizar pouco mais de cinco mil coletores no país inteiro. Segundo estimativas, isso cobrirá 65% da população brasileira, facilitando o descarte correto de aparelhos eletroeletrônicos e pilhas sem uso de forma simples, rápida e segura.
O varejo tem o papel de apoiar gestoras ao ceder espaços em suas unidades para a instalação de coletores desses materiais. Elas também devem divulgar a importância da reciclagem do lixo eletrônico para seus consumidores.
O papel das fabricantes e importadoras na logística reversa de eletroeletrônicos
As empresas devem aderir a um sistema de logística reversa coletivo (como a Green Eletron) ou criar um próprio com o objetivo de viabilizar o descarte correto dos produtos que elas colocam no mercado no pós-consumo.
Com o Acordo assinado, as empresas devem apresentar ao governo um cronograma anual de implementação, plano de comunicação e educação ambiental e relatórios anuais de acompanhamento. A meta estabelecida para 2022 é que seja feita a coleta e destinação correta do equivalente a 3%, em peso, do que foi vendido em 2018 no Brasil, ano definido como base.
2 Comentários
Rubson Lucas Francisco
Boa tarde eu trabalho numa empresa em São José dos Pinhais tenho algumas pilhas e bateria vc faz a coleta precisa pagar para vc retirar
Green Eletron
Olá! Segue link para buscar o coletor mais próximo de sua região: https://bit.ly/3skCEbv. Se preferir, você pode solicitar uma Coleta em Casa também. 💚