Sustentabilidade é a característica de um sistema capaz de se manter em funcionamento e de se conservar a longo prazo podendo essas práticas serem de natureza social, econômica e/ou ambiental. Ser sustentável é sempre buscar maneiras de utilizar recursos sem esgotá-los e sem prejudicar a sobrevivência das futuras gerações.
Como parte desta jornada, o setor privado não poderia ficar de fora. A criação da sigla ESG (Environmental, Social, Governance), ou ASG (Ambiental, Social e Governança), em português, enfatizou a importância desse conjuntos de práticas ambientais, sociais e de gestão nas corporações e se tornou essencial para empresas que desejam continuar em um caminho de crescimento responsável.
As empresas passaram a aplicar diversas políticas para construir um futuro mais verde e justo, buscando sempre opções de fontes renováveis de energia, diminuindo a emissão de poluentes, trabalhando para o bem-estar das comunidades próximas, buscando uma gestão financeira mais transparente e mais uma infinidade de práticas.
Considerando essas informações, você já planejou ideias sustentáveis para aplicar no dia a dia da SUA empresa nesse ano de 2023? A Green Eletron te dá algumas dicas simples! Confira abaixo:
Essa é uma maneira simples de coletar e separar o lixo reciclável de acordo com suas características. Cada tipo de resíduo tem uma destinação diferente, portanto separe-os em lixos orgânicos, metais, plásticos, papéis, vidros e, não se esqueçam dos eletroeletrônicos e pilhas – para esses dois você pode agendar uma Coleta em Casa ou descartar no PEV da Green Eletron mais próximo de você.
Se a sua empresa é uma unidade do varejo, você pode se tornar um parceiro e se inscrever para receber um de nossos coletores gratuitamente, se a sua localidade estiver dentro do plano de expansão do sistema da Green Eletron para esse ano.
Garanta sempre que sua instituição respeita as normas e as regras ambientais federais e estaduais que visam a sustentabilidade, como a Lei Nacional de Resíduos Sólidos e a ISO 14001. Assim, você evita prejuízos provenientes de multas e colabora com o posicionamento da sua marca em relação ao mercado e à sociedade.
Avalie de ponta a ponta a cadeia de produção dentro de seus fornecedores, desde a aquisição de matéria-prima até o momento de entregar as mercadorias aos consumidores e entenda se você está trabalhando com stakeholders que têm práticas que beneficiam a sociedade de alguma forma.
Você pode buscar entender se eles possuem certificações ambientais e se as suas demandas não podem ser supridas por empresários ou produtores próximos, pois dessa forma você incentiva a economia da região, ajudando no desenvolvimento da comunidade em que a sua companhia está inserida, por exemplo.
A empresa sustentável também se preocupa com o impacto social que causa com as suas atividades e, considerando essa informação, é essencial contar com processos transparentes.
Procure sempre deixar claro como os produtos e serviços são feitos. Ao ter acesso a essas informações, os consumidores e colaboradores passam a desenvolver mais empatia, confiança e entendimento sobre os valores e a missão da companhia.
5. Procure aderir a documentação eletrônica
Um dos maiores obstáculos encontrados pelas corporações quando se trata do uso consciente de recursos naturais é a impressão desnecessária de documentos e arquivos. Procure sempre reduzir o consumo e, caso seja necessário, incentive a reutilização e reciclagem de materiais quando não mais úteis.
Outra opção também é o uso de papel reciclado para realizar impressões necessárias que não podem ser digitais.