Você sabia que a lâmpada LED (aquela bem branquinha e mais arredondada) pode ser reciclada? Ela é feita de plástico e placas eletrônicas que podem ser transformadas em matéria-prima novamente e voltar para a indústria.
Com a reciclagem das lâmpadas LED é possível evitar novas emissões de carbono e proteger o meio ambiente ao ser um substituto mais limpo e socialmente responsável da mineração tradicional. Esse processo é chamado de mineração urbana.
No entanto, para que a reciclagem desse tipo de produto seja possível é essencial que o descarte seja feito em pontos específicos.
A Green Eletron, maior gestora sem fins lucrativos da logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, faz a coleta e reciclagem desses itens. Basta identificar o Ponto de Entrega Voluntária mais próximo de você.
Antes do descarte, certifique-se de que elas estejam dentro das caixas, para evitar a quebra e riscos no manuseio dos resíduos. Fique atento, pois os outros tipos de lâmpada (como as fluorescentes) devem ser descartados com a Reciclus.
Por que escolher a lâmpada LED ao invés da fluorescente?
As lâmpadas de LED têm uma maior eficiência energética, economizando entre 50% e 80% de energia! Com isso, reduz o consumo de energia e o valor da conta no final do mês.
Elas também têm uma vida útil de até 100 mil horas – ou seja, quase 11 anos!
O LED não emite radiação UV e não contêm mercúrio – tóxicos para o ser humano. Sendo uma alternativa melhor não só ambientalmente, mas também para a saúde da população.
Como consumidores, temos poder de escolha sobre o que vamos comprar e o que fazer com os nossos produtos após eles quebrarem. Nossos hábitos podem começar uma mudança grandiosa no mundo. Vamos juntos?
14 Comentários
Kleber
Bom dia . Tenho algumas lâmpadas de lead para ser retirado como eu faço?
Green Eletron
Olá, Kleber. Você pode acessar o localizador através do link https://greeneletron.org.br/localizador e encontrar o Ponto de Entrega Voluntário mais próximo de você!
Marcos Rangel
Bom dia! Na reciclagem das lâmpadas, possuem o aproveitamento das bases E27 ou se tornam inservíveis?
Estou desenvolvendo um produto que necessita dessas bases e estou tendo que importar.
Se não aproveitam as bases E27, saberiam informar:
– se há produção no Brasil?
– ou se alguma recicladora realiza essa recuperação das bases?
Green Eletron
Olá, Marcos. Agradecemos sua mensagem. Atuamos apenas na coleta dos materiais, o processo de reciclagem é realizado por nossas parceiras.
Saniele Siqueira
Sendo CNPJ preciso emitir algum documento para efetuar o descarte de lâmpadas?
Green Eletron
Olá, Saniele! Nossos Pontos de Entrega Voluntária são destinados a entrega voluntária dos itens.
Dayanne
Trabalho numa empresa (PJ) onde existe grande geração de lampadas de led para descarte. Qual a forma correta e locais para descartar esses materiais?
Green Eletron
Olá, Dayanne! Conheça o trabalho da Reciclus, empresa responsável pela logística reversa de lâmpadas de led. Acesse o site deles https://reciclus.org.br/
Marcio Roehrig
Olá, boa tarde.
Há lâmpadas LED tubulares com corpo em vidro e corpo em plástico, as duas pode ser recicladas?
Green Eletron
Olá, Marcio! Sim, elas podem ser recicladas. Basta acessar o site https://reciclus.org.br/lista-pontos-entrega/ e encontrar um ponto de entrega da Reciclus perto de você!
Lucas
Olá, tem alguma quantidade máxima para descarte?
Green Eletron
Olá, Lucas. Agradecemos sua mensagem. A quantidade máxima para descarte dependerá do tamanho do coletor. Indicamos que você entre em contato com a Reciclus, responsável pela logística reversa de lâmpadas de LED e entenda como eles como proceder em casos com grandes volumes https://reciclus.org.br/
Alexander Vieira Debossam
Boa tarde! Sou Orientador Educacional do Colégio Estadual Compositor Manacéia José de Andrade, em Madureira, Rio de Janeiro. Estamos iniciando um projeto de Educação Ambiental, onde queremos nos tornar ponto de coleta de lâmpadas de LED, mas não temos a quem destiná-las. Como faço para firmar uma parceria com a Green Eletron?
Green Eletron
Olá, Alexander. Agradecemos seu comentário. Indicamos que você converse com a Reciclus, responsável pela logística reversa de lâmpadas no Brasil. Acesse https://reciclus.org.br/