Você sabia que a lâmpada LED (aquela bem branquinha e mais arredondada) pode ser reciclada? Ela é feita de plástico e placas eletrônicas que podem ser transformadas em matéria-prima novamente e voltar para a indústria.
Com a reciclagem das lâmpadas LED é possível evitar novas emissões de carbono e proteger o meio ambiente ao ser um substituto mais limpo e socialmente responsável da mineração tradicional. Esse processo é chamado de mineração urbana.
No entanto, para que a reciclagem desse tipo de produto seja possível é essencial que o descarte seja feito em pontos específicos.
A Green Eletron, maior gestora sem fins lucrativos da logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, faz a coleta e reciclagem desses itens. Basta identificar o Ponto de Entrega Voluntária mais próximo de você.
Antes do descarte, certifique-se de que elas estejam dentro das caixas, para evitar a quebra e riscos no manuseio dos resíduos. Fique atento, pois os outros tipos de lâmpada (como as fluorescentes) devem ser descartados com a Reciclus.
Por que escolher a lâmpada LED ao invés da fluorescente?
As lâmpadas de LED têm uma maior eficiência energética, economizando entre 50% e 80% de energia! Com isso, reduz o consumo de energia e o valor da conta no final do mês.
Elas também têm uma vida útil de até 100 mil horas – ou seja, quase 11 anos!
O LED não emite radiação UV e não contêm mercúrio – tóxicos para o ser humano. Sendo uma alternativa melhor não só ambientalmente, mas também para a saúde da população.
Como consumidores, temos poder de escolha sobre o que vamos comprar e o que fazer com os nossos produtos após eles quebrarem. Nossos hábitos podem começar uma mudança grandiosa no mundo. Vamos juntos?