Os carregadores são indispensáveis para o funcionamento dos celulares, já que sem bateria estes aparelhos não conseguem atender todas as necessidades dos usuários. Porém, esses itens costumam ter uma vida útil curta.
Separamos algumas dicas práticas para que o carregador do seu celular dure mais. São cuidados simples, mas que preservam o acessório e suas funcionalidades por mais tempo. Vamos lá:
O barato pode sair muito caro para você!
Além de prejudicar a sociedade, ter um celular e carregadores de origem duvidosa é um risco para sua saúde, além de expor a perigo a vida de quem você gosta. Produzidos com materiais de baixa qualidade, são itens que não passam por qualquer controle de qualidade e não são regulados, podendo causar superaquecimento e provocar queimaduras e até mesmo incêndios ao serem carregados. Isso acontece porque são produzidos com materiais e processos de baixa qualidade.
Sempre compre carregadores e equipamentos originais ou de marcas reconhecidas, garantindo segurança e qualidade. No Brasil, celulares, carregadores e cabos USB devem ser certificados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A maneira como você usa o carregador é fundamental para aumentar a durabilidade. A parte mais sensível do cabo USB são as extremidades, que merecem cuidado redobrado.
No mercado já existem cabos que vêm reforçados nas pontas, o que reduz o risco de danos e aumenta a vida útil do acessório. Além disso, evite dobrar ou forçar as extremidades do fio.
Ao desconectar o smartphone do carregador, não puxe o fio. Retire o aparelho pela extremidade rígida, de encaixe, evitando que o fio rache ou quebre. O cabo também não pode ser dobrado, amassado ou esticado. A ideia é que ele esteja flexível durante o carregamento do celular.
Deixar o carregador em cima de superfícies como tecidos, almofadas ou cobertores impede que o calor se espalhe adequadamente durante o carregamento, aumentando as chances de superaquecimento. Utilize superfícies planas, firmes e não inflamáveis para evitar problemas.
Também evite deixá-lo carregando em ambiente abafado. Deixar o carregador e o dispositivo expostos a altas temperaturas, como diretamente sob a luz solar, no painel do carro ou cobrir o acessório com capas ou lençóis também geram acúmulo de calor, prejudicial para os eletrônicos e com risco para sua segurança.
Outra prática muito comum e que pode trazer problemas é continuar usando o celular enquanto ele é carregado. Embora seja tentadora, essa prática gera aumento na carga de energia e pode superaquecer o aparelho. Desconecte o dispositivo durante o uso para garantir sua segurança.
Se você não está usando o aparelho, não é bom deixá-lo na tomada. Ao contrário de outros eletrodomésticos, tais como geladeiras e ventiladores, que suportam eletricidade por longos períodos, o carregador do celular pode ser danificado pelas oscilações de potência na rede elétrica, especialmente durante quedas de luz ou tempestade de raios.
Meu carregador parou de funcionar, e agora?
Se, mesmo com todo o cuidado, seu aparelho quebrou e não tem conserto, agora ele é um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser tratado da forma correta.
Esses resíduos, que englobam eletroeletrônicos, baterias, pilhas e lâmpadas LED pós-consumo, não devem ser descartados no lixo comum ou na coleta seletiva tradicional. Fique esperto, porque se você não separar para o descarte adequado, pode causar um grande prejuízo para o meio ambiente.
A forma correta de se desfazer desses itens é procurar um dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) da Green Eletron que estão espalhados em diversas cidades do país. São mais de 10 mil coletores de eletroeletrônicos e pilhas preparados para receber seus equipamentos em desuso.
Para encontrar o local mais próximo para o descarte, basta acessar o localizador no site da Green Eletron (eletroeletrônicos, pilhas e baterias). Se precisar levar apenas pilhas ou baterias, há PEVs específicos para essa finalidade, que podem ser consultados aqui.
Se preferir, você ainda pode solicitar um orçamento para coleta em casa, serviço que recolhe os itens na sua residência.
Gostou desse conteúdo? Você pode aprender mais sobre lixo eletrônico e logística reversa no nosso canal! Confira:
1 Comentário
Usa o celular no carro? Saiba como fazer a bateria durar mais -
[…] a distância for um pouco maior. Mas se a duração da viagem for muito longa, considere levar um carregador portátil ou um cabo para conectar na saída de energia, […]