O verão é época de calor, sol e praia, mas, também, de chuva. As famosas tempestades dessa época do ano chegam com raios e ventos que podem causar oscilações na rede elétrica. Nessa hora, é preciso tomar cuidado com a instabilidade e os apagões.
Isso porque, com a variação de energia, é possível que haja danos aos eletrônicos ligados na tomada. Além de diminuir a vida útil dos aparelhos, pode até queimá-los ou, ainda, causar algum acidente maior!
Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter seus itens – e você – seguros durante os temporais. Vamos lá?
O que fazer para proteger aparelhos eletrônicos durante tempestades
1 – Retire os equipamentos da tomada
Essa dica é básica, mas não se engane, é eficiente. É importante sempre retirar os equipamentos da tomada durante temporais, especialmente se houver raios. Assim, se um deles atingir a rede elétrica, os produtos não serão atingidos.
Por segurança, não utilize itens conectados à tomada durante as chuvas, ok? Utilize celulares, notebooks e tablets apenas se estiverem com carga. Evite carregar os equipamentos nesses momentos.
Não esqueça que redes de telefone e de internet também conduzem energia e o ideal é desligá-las, ok?
2 – Faça o aterramento da rede elétrica
O aterramento faz com que a eletricidade das descargas elétricas seja desviada para o subsolo, diminuindo os danos aos aparelhos. Se possível, utilize junto ao DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos), equipamento que evita sobrecargas de energia (dispensando a necessidade de desligar os itens da tomada).
Mas, atenção! Esse tipo de serviço deve ser feito por um eletricista, que é especialista e vai saber exatamente como e o que fazer, considerando as necessidades de cada residência.
Para funcionar corretamente, o aterramento deve ser usado nas tomadas. O padrão atualmente é o dos três pinos, sendo o do meio o que está conectado ao fio terra.
3 – Cuidado com a água
Cuidado com vazamentos ou infiltrações e verifique se não está entrando chuva por alguma janela próxima dos eletrônicos.
Além de danificar os produtos, a água pode causar um curto-circuito e até incêndios, se entrar em contato com a rede elétrica. É um grande perigo, então reforçamos: fique atento para não haver esse risco na sua casa.
4 – Use estabilizadores elétricos
Uma outra dica para evitar danos durante as tempestades é instalar estabilizadores, que eliminam irregularidades na rede elétrica. Além de proteger contra oscilações, eles servem como uma fonte de energia alternativa no caso de falhas ou cortes de luz.
Como lidar com o lixo eletrônico
Meus eletrônicos pararam de funcionar. E agora?
Sabemos que, às vezes, nossos smartphones, notebooks ou outros eletrônicos acabam quebrando, mesmo com todo cuidado. Antes de qualquer coisa, verifique se há possibilidade de conserto, pois isso ajuda a evitar um gasto inesperado na compra de um substituto.
Mas, se não tiver jeito, agora ele é um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser tratado da forma correta. Para se desfazer desses itens, o ideal é procurar um PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) específico para esse tipo de resíduo.
Se não puder levar até o local correto, você ainda pode solicitar um orçamento para coleta em casa, serviço que recolhe os equipamentos na sua residência.
Gostou desse conteúdo? Aproveite e acesse a segunda edição da nossa pesquisa sobre lixo eletrônico no Brasil:
4 Comentários
Carlos Sant'anna
é indicado seguir usando equipamentos que estão ligados em nobreak?
Green Eletron
Olá, Carlos! Agradecemos sua mensagem. Sim, o NoBreak protege o seu computador de picos de energia durante tempestades. Além disso, caso ocorra queda de energia, ele permite que você desligue os equipamentos de maneira correta e segura.
Nilbert
Bom dia
Estou pensando em comprar um gerador e tenho uma dúvida
Se houver uma tempestade solar e o meu gerador a gasolina estiver desligado, ele pode sofrer algum dano, ou não?
Green Eletron
Olá, Nilbert, agradecemos sua mensagem. Você deve consultar esse tipo de informação junto ao fabricante do gerador.