O smartwatch é um companheiro para muitos momentos. É o queridinho dos atletas para monitorar as atividades físicas e o estado de saúde, mas também ajuda a otimizar atividades da rotina.
Porém, como todo eletrônico, este acessório precisa de cuidados especiais para continuar funcionando por mais tempo, sem problemas técnicos indesejados. Vamos descobrir juntos como prolongar a vida útil desse item portátil incrível?
Por mais que o equipamento seja resistente à água, isso não significa que ele é à prova d’água (se o seu modelo for, desconsidere essa dica), então todo cuidado é pouco. Evite mergulhos prolongados ou exposição a altas pressões, especialmente durante atividades aquáticas intensas.
Desativar as funções que você não utiliza no equipamento vai ajudar a preservar a bateria. Além disso, lembre-se: é ótimo manter a carga do seu relógio entre 40% e 80%. Evite ao máximo deixá-la esgotar completamente. Esses hábitos podem garantir uma bateria mais duradoura.
Eletrônicos não gostam de extremos, então evite deixar seu aparelho no sol por muito tempo ou em locais muito frios. Isso pode prejudicar diversos componentes internos.
Garanta que ele esteja sempre em temperatura amena para te acompanhar em todas as atividades. Não desconsidere manter em sacos ou bolsas, para proteger bem.
Proteger o produto com películas e capas protetoras é pensar no futuro! Sabe quando dizem que “é melhor prevenir do que remediar”? Se você é do tipo que vive no mundo da lua – ou é um pouco desastrado -, uma queda é questão de tempo! Por isso, use o que for possível para evitar que a tela ou outras partes quebrem.
Estamos constantemente tocando em várias superfícies e, é claro, depois mexendo no smartwatch. Por isso, é fundamental fazer uma limpeza regular. Use um paninho seco para isso.
Se você gosta de trilhas ou atividades ao ar livre, lembre-se de limpar bem o relógio inteligente após essas aventuras, especialmente se ele estiver cheio de poeira.
A pulseira também merece atenção. Se for de couro, evite molhar. Se for de silicone, limpe regularmente para evitar o acúmulo de sujeira e suor. Manter essa parte bem cuidada não só ajuda a vida útil do eletrônico (pode prevenir uma queda, por exemplo), mas também mantém o estilo sempre em dia!
Se, mesmo com todo o cuidado, ele quebrou e não tem conserto (acontece!), agora ele é um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser tratado da forma correta.
Isso porque estamos falando de resíduos eletroeletrônicos (categoria que engloba produtos eletroeletrônicos, baterias, pilhas e lâmpadas LED), que não devem ser deixados no lixo comum ou na coleta seletiva tradicional, mais direcionada a outros tipos de materiais recicláveis, como embalagens.
E fique esperto nesse sentido, porque a destinação errada pode causar um grande prejuízo para o meio ambiente e para a nossa saúde, pela contaminação do solo e da água.
O jeito certo de se desfazer desses itens é procurar um PEV (Pontos de Entrega Voluntária), como os da Green Eletron, que estão espalhados em diversas cidades do país. Para encontrar o mais próximo de você, basta acessar o localizador (eletroeletrônicos, pilhas e baterias).
Então, é isso! Com essas dicas, seu smartwatch vai durar muito mais e continuar te ajudando no dia a dia.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre o nosso ‘Movimento Eletrônico Não é Lixo’