Atualmente, a Green Eletron conta com mais de 1.000 PEVs (Pontos de Coleta Voluntária) de eletroeletrônicos distribuídos em 13 estados e no Distrito Federal. Exclusivamente de pilhas, a entidade faz a gestão de mais de 7.800 pontos de recebimento desses materiais em todo o país.
Já são muitos os pontos de coleta que atendem grande parte da população, e daqui para frente, será cada vez mais comum encontrar um desses PEVs instalados nas mais variadas cidades.
Entretanto, mesmo com tantos pontos desses disponíveis, um outro tipo de ação tem feito diferença e contribuído para que os números de coleta de eletroeletrônicos e pilhas sigam em crescimento: as campanhas de coleta.
Realizadas em parceria com prefeituras, associações, entidades e empresas dos mais variados segmentos, essas ações são importantes porque além de conseguirem chegar em localidades que ainda não possuem um PEV da Green Eletron, também incentivam os moradores a descartarem itens maiores, como geladeiras, televisores, máquinas de lavar, que não podem ser recebidos nos coletores regulares.
Para realizar uma campanha de coleta em parceria com alguma cidade, a Green Eletron mapeia as regiões onde esses eventos são mais necessários e a partir daí, entra em contato com as prefeituras para discutir a viabilidade do evento.
Após aprovado pela prefeitura, a gestora se mobiliza para oferecer o apoio necessário para o sucesso da campanha, bem como a destinação adequada dos eletroeletrônicos e pilhas recolhidos.
Para que a população dessas cidades se conscientizem da importância de sua participação e consequentemente, do descarte ambientalmente correto desses materiais, a Green Eletron intensifica suas ações de comunicação nessas localidades, com contatos com a imprensa, divulgações em rádios, jornais, TV locais e até mesmo utilizando serviços de carros de som em cidades menores.
E foram centenas dessas campanhas realizadas nos últimos anos. De 2018 até o momento, 289 ações como essas aconteceram em diversas cidades do Brasil e somente por meio delas foi possível arrecadar mais de 645 toneladas de eletroeletrônicos e pilhas.
Durante o período em que as pessoas estavam confinadas em suas casas por causa da pandemia de COVID-19, essas campanhas foram adaptadas para o formato de drive-thru, sendo batizadas de “Drive-thru Sustentável”
Realizadas em parceria com associações e entidades de diversos municípios, a Green Eletron fornecia estrutura de drive-thru para que a população realizasse o descarte correto de eletroeletrônicos e pilhas sem utilidade, de forma segura, com distanciamento social e sem sair de dentro do seu carro, possibilitando a reciclagem dos itens.
Outra parceira de peso em campanhas de coleta de eletroeletrônicos é o Metrô de SP. O sistema de transporte da capital paulista já participou de diversas ações com a Green Eletron, seja disponibilizando PEVs em suas estações ou realizando drive-thrus em suas dependências, para facilitar o descarte dos eletroeletrônicos pela população.
E você, já participou de alguma campanha de coleta promovida pela Green Eletron? Se sim, deixe um comentário para sabermos como foi. Se ainda não, fique ligado no Instagram e Facebook do movimento Eletrônico Não é Lixo, lá é possível saber tudo o que envolve o universo do descarte e da reciclagem de eletroeletrônicos e pilhas.
2 Comentários
Ângela Seto
A lista fornecida de descarte de pilhas usadas e demais, está DESATUALIZADA, o supermercado Extra p exemplo, não existe mais em Ribeirão Preto, o Sam’s Club .não recolhe mais…e assim por diante. Seria interessante atualizar essa lista na campanha.
Green Eletron
Ângela, muito obrigada por sinalizar isso! Estamos atualizando a lista disponível no nosso site.