O verão ainda não chegou, mas está quase aí. Com as temperaturas subindo, o ar-condicionado se torna o grande aliado, não é?
Para preservar esse equipamento que nos traz tanto conforto, é preciso ficar atento e realizar frequentemente uma manutenção. Esse hábito ajuda a prevenir problemas de saúde nos moradores e visitantes e também evita gastos desnecessários com uma possível troca de peças.
Boa instalação, bom funcionamento
É fundamental, por exemplo, que ele seja instalado por uma empresa especializada, pois a execução incorreta provavelmente vai causar falhas no funcionamento e levar à perda da garantia, o que pode ser um problema no futuro.
Já quando a montagem é feita da forma certa, o ar-condicionado tem um bom desempenho e pode, inclusive, ter uma vida útil maior. Também é muito importante avaliar o modelo ideal para o espaço onde o aparelho vai ficar, para otimizar o trabalho do equipamento em todo o ambiente.
Filtro entupido? Melhor não!
Quando o filtro do ar-condicionado entope, causa reações alérgicas nas pessoas presentes no ambiente. E isso vale tanto para problemas respiratórios, como na pele, viu? Não é uma boa escolha adiar essa limpeza.
E o problema não para aí: se estiver entupido, provavelmente vai consumir mais energia, elevando o custo da conta de luz. Um prejuízo que podemos evitar.
Outros cuidados para manter o bom funcionamento do ar-condicionado
Existem outras iniciativas importantes para fazer o seu equipamento durar mais. Por isso, separamos mais algumas dicas:
Uma boa limpeza também é essencial. Para não ter problemas, também trazemos as seguintes dicas para essa tarefa:
Meu ar-condicionado parou de funcionar, e agora?
Com essas dicas, você vai aumentar a vida útil do seu aparelho e, para ajudar, ainda economiza. Porém, se o equipamento parou de funcionar e não tem conserto, ele se tornou um lixo eletrônico.
Nesse momento, é preciso ter atenção ao descarte, pois esse tipo de resíduo não pode ser jogado no lixo comum, ok? Para se desfazer do produto, você pode usar o serviço de Coleta em Casa, da Green Eletron.
Basta acessar este site e fazer a solicitação.
Se tiver outros eletroeletrônicos e pilhas que não funcionam na sua residência, aproveite para enviá-los para a reciclagem também.
Mas, lembre-se: para itens menores (pequeno e médio porte), você pode fazer o descarte em um PEV (Ponto de Entrega Voluntária).
Atualmente, há milhares de coletores disponíveis em diversas cidades do país. Para encontrar o mais próximo, acesse este localizador.
E agora, você está preparado. Nada de passar calor – e perrengue – nesse verão, hein?