Seja para uso pessoal ou profissional, os computadores, notebooks e tablets se tornaram aliados da vida moderna. E um acessório que ajuda muito no uso desses aparelhos é o teclado. Por isso, conservar esse material é muito importante, tanto para as atividades, como para o bolso (sem gastos extras) e o planeta.
Portanto, separamos abaixo algumas dicas para te ajudar a prolongar a vida útil do seu teclado. Vamos lá?
Antes de qualquer coisa, é fundamental ler as orientações dos fabricantes para manutenção do equipamento. E sempre de olho na garantia! O uso do produto pode ser simples, e você deve estar acostumado, mas vale lembrar que cada modelo pode ter sua particularidade. Portanto, atenção!
Cuidado para não apertar as teclas bruscamente, evitando que elas afundem ou até mesmo quebrem. Nos casos dos notebooks, procure por uma capa de proteção que seja compatível com o tamanho do teclado. No transporte, isso ajuda a prevenir choques que podem afetar a integridade do acessório.
Comer perto do teclado, definitivamente, não é uma boa ideia. Isso porque os farelos podem cair sobre as teclas, gerando acúmulo de sujeira. Além disso, se algum líquido cair, o estrago é ainda pior, com potencial de danificar o aparelho permanentemente.
No notebook, é possível elevar a proteção do teclado. Existem alguns itens que evitam o excesso de sujeira e facilitam a limpeza, prolongando a conservação. São as famosas películas protetoras. No caso dos teclados, normalmente são de silicone, ultrafinas e anti-gordurantes.
Limpar para durar
A limpeza frequente do aparelho também é muito importante para garantir a durabilidade. Porém, é preciso fazer a higienização da maneira correta, para evitar riscos desnecessários.
O primeiro passo é o preparo. Se o modelo se conecta por cabo, desconecte-o do computador. Se for conexão via bluetooth, retire o pareamento e desligue o teclado. Mas se há pilhas ou baterias removíveis, não esqueça de retirá-las antes de começar.
Primeiro, remova a sujeira superficial: balance o teclado de cabeça para baixo, sem bater. Assim, fragmentos maiores de sujeira se desgrudam das teclas, facilitando o restante do processo.
Então, escove o equipamento: com um pincel, de preferência comprado em uma loja de informática, limpe superficialmente todo o produto, inclusive as fendas. Em áreas de difícil acesso, você pode utilizar um cotonete úmido.
Agora vem a limpeza profunda: se, mesmo com essas dicas, a sujeira persistir, será necessário retirar as teclas. Mas, preste atenção, isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar, ok? Então, com um pano úmido e cotonetes, remova os resíduos que não saíram nas etapas anteriores.
Dica extra: não esqueça de tirar uma foto antes dessa desmontagem, para ajudar a lembrar a disposição das peças e poder montar novamente sem muita dificuldade.
Meu teclado parou de funcionar, e agora?
Se, mesmo com todo o cuidado, seu aparelho quebrou e não tem conserto, agora ele é um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser tratado da forma correta.
Esses resíduos, que englobam eletroeletrônicos, baterias, pilhas e lâmpadas LED pós-consumo, não devem ser descartados com o lixo comum ou na coleta seletiva tradicional. Fique esperto, porque se você não separar, pode causar um grande prejuízo para o meio ambiente.
A forma correta de se desfazer desses itens é procurar um dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) da Green Eletron, que estão espalhados em diversas cidades do país. São mais de 10 mil coletores de eletroeletrônicos e pilhas preparados para receber seus equipamentos em desuso ou sem utilidade.
Para encontrar o local mais próximo para o descarte, basta acessar o localizador (eletroeletrônicos, pilhas e baterias). Se precisar levar apenas pilhas ou baterias, há PEVs específicos para essa finalidade, que podem ser consultados aqui.
Se preferir, você ainda pode solicitar um orçamento para coleta em casa, serviço que recolhe os itens na sua residência.
Já viu os resultados da última pesquisa sobre os conhecimentos e hábitos dos brasileiros sobre lixo eletrônico? Veja os principais resultados neste vídeo: