Você já pensou quais são os impactos para o planeta da reciclagem dos aparelhos eletroeletrônicos e pilhas que não têm mais utilidade? Para alguns, o descarte correto do chamado lixo eletrônico já é uma prática rotineira. Mas os benefícios vão muito além de garantir que eles não acabem num local inadequado.
A Green Eletron, maior gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletrônicos e pilhas, desenvolveu um modelo e estudo de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para identificar os impactos e benefícios ambientais do seu sistema.
Em parceria com a consultoria ACV Brasil, este foi o primeiro estudo realizado no país por um sistema de logística reversa de eletrônicos e pilhas formalmente instituído pelos órgãos reguladores.
A Avaliação do Ciclo de Vida ou simplesmente ACV é uma técnica que estuda os aspectos e impactos ambientais (positivos e negativos) ao longo da vida de um produto ou serviço, desde a extração da matéria-prima até a destinação final. Ela é composta por quatro etapas: definição de objetivo e escopo, análise de inventário, avaliação de impacto do ciclo de vida e interpretação.
Por meio dos resultados obtidos por essa avaliação, empresas podem realizar melhorias em seus produtos, processos, definir planejamentos estratégicos e políticas públicas e fazer a gestão de impactos ambientais de produtos e serviços.
A ACV é guiada por duas normas ISO (ISO 14040 e 14041). No sistema de logística reversa da Green Eletron, a ACV foi utilizada para contabilizar os impactos – associados ao processo de coleta do lixo eletrônico, manufatura reversa, transportes intermediários, reciclagem ou disposição final – e benefícios associados à restituição dos materiais recuperados em novos ciclos produtivos evitando a mineração ou produção de novas matérias-primas virgens.
Este estudo para identificar as consequências ambientais da logística reversa do lixo eletrônico para o meio ambiente foi encomendado pela Green Eletron sobre a sua atuação em 2019.
Para a avaliação, foi levada em consideração a coleta da gestora durante o ano, quando 330,7 toneladas de eletroeletrônicos foram descartadas pelo consumidor em seus coletores e reciclados, retornando à cadeia produtiva.
Os dados sobre os consumos de energia e combustíveis em toda a cadeia reversa, bem como a quantidade de materiais recuperados, foram coletados junto aos parceiros do sistema da Green Eletron ou obtido em base de dados e literatura especializada.
O impacto positivo da reciclagem desses itens foi avaliado em 12 categorias, entre elas redução de emissões de CO2, depleção da camada de ozônio, recursos minerais resgatados (sem necessidade de extração de matérias-primas virgens), uso de água e combustíveis fósseis, entre outros.
Os dados finais e conclusivos que o relatório apontou são bem expressivos quando falamos de como a reciclagem do lixo eletrônico – mesmo depois de deduzidos os impactos causados pela coleta e processos de reciclagem – traz benefícios.
De acordo com o estudo, foram evitadas as emissões de 745 toneladas de CO2, o que equivaleria às emissões anuais de 120 pessoas no Brasil, ou então o equivalente a 300 carros que deixaram de rodar por 1 ano.
Esses números são muito relevantes quando pensamos no cenário do planeta, que deve reduzir significativamente, ou até mesmo zerar, sua emissão de CO2 na próxima década.
A reciclagem dos produtos eletroeletrônicos recolhidos nesse período também contribuiu para que fosse evitado o consumo de 12,8 mil metros cúbicos de água, o que seria comparado ao consumo de 228 pessoas durante um ano no nosso país. Incrível, né?
Também foi possível evitar o consumo de 244 toneladas de óleo diesel e foram recuperados do interior dos resíduos eletrônicos, 85 toneladas de plástico, 75 toneladas de ferro, 32 toneladas de cobre, 20 toneladas de alumínio, 14 toneladas de vidro e 47 toneladas de outros materiais incluindo metais nobres e preciosos.
Para que os impactos no meio ambiente continuem sendo reduzidos, não esqueça de fazer sua parte e ajudar a Green Eletron a continuar evoluindo.
Tem algum equipamento eletrônico quebrado ou que não tem mais utilidade? Procure aqui o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) mais próximo de onde você mora e faça o descarte correto.
No caso de pilhas e baterias, acesse aqui e confira o local ideal para entregá-las.
2 Comentários
Lindacy Assis
Bom dia! Temos uma Biblioteca Comunitária em Cidade Tabajara- Olinda Pe.
Estamos com 5 impressoras, 02 tabletes e alguns celulares quebrados, gostaria de saber
se vocês recolhem esses materiais nas instituições.
Grata!
Lindacy Assis
Green Eletron
Lindacy, infelizmente não temos coletores nesta região. Estamos ampliando a nossa área de atuação dentro do Brasil e esperamos conseguir atendê-los em breve! No entanto, a HP pode conseguir ajudá-los. Entenda como aqui: https://bit.ly/3yCdaaX