No mês de julho, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Administração Regional do Plano Piloto, OSC Programando o Futuro e Green Eletron, gestora sem fins lucrativos de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas, promovem a ação intitulada ‘Drive-thru do Resíduo Eletroeletrônico’ (REEE) em cinco locais do Distrito Federal: Conjunto Nacional (8 e 9/7), Riacho Fundo II (10 e 11/7), Estrutural (16 e 17/7), Sol Nascente (23/7) e SIA Feira dos Importados (31/7 e 1°/8).
A campanha tem o objetivo de recolher equipamentos que não têm mais utilidade, para evitar que sejam descartados incorretamente.
A população poderá entregar eletroeletrônicos de uso doméstico de pequeno e médio porte (computadores, impressoras, telefones, carregadores, pilhas gastas e eletrodomésticos – acesse a lista completa aqui) sem sair do carro, respeitando as regras de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, de forma totalmente segura. Basta levá-los aos locais onde os eventos acontecem (veja abaixo).
Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou apenas em 2019 mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% disso foi reciclado. A ação visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da destinação correta deste tipo de resíduo.
A campanha faz parte do Reciclotech, programa que une capacitação profissional de jovens, recondicionamento de resíduos eletrônicos, doação de equipamentos, educação ambiental e preservação do meio ambiente.
Os itens sem condição de uso serão reciclados, mas aqueles que possam ser reabilitados serão doados para instituições de ensino.
Reciclagem de REEE – O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano.
Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso sejam descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias.
Como sabemos, insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o seu reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2.
Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’.
No site https://eletroniconaoelixo.com.br/ é possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos. No portal do movimento também é possível baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.
Caso não consiga participar da campanha, a Green Eletron disponibiliza 49 Pontos de Entrega Voluntária fixos para o descarte de eletroeletrônicos e 167 para pilhas sem utilidade.
Serviço:
Drive-Thru do Lixo Eletrônico
Redes Sociais: @eletroniconaoelixo, @conjuntonacional, @reciclotech, @sectidf, @admplanopiloto, @eletroniconaoelixo e @programandoofuturo.
Local: Riacho Fundo II
Dias: 10 e 11 de julho
Horário: 10h às 16h
Endereço: Sede da Administração Regional
Local: Estrutural
Dias: 16 e 17 de julho
Horário: 10h às 16h
Endereço: Setor Central, Área Especial 5 s/n Cidade Estrutural, Brasília
Local: Sol Nascente
Dia: 23 de julho
Horário: 10 às 16h
Endereço: VC 311, Trecho II do Sol Nascente e Pôr do Sol VC 311, Trecho II do Sol Nascente e Pôr do Sol
Local: SIA Feira dos Importados
Dias: 31 de julho e 1º de agosto
Horário: 10h às 16h
Endereço: SIA Trecho 07 Feira dos Importados