Eletrônicos molhados? Acidentes acontecem, e, na hora que o dispositivo entra em contato com água, é normal imaginar que quebrou para sempre. No entanto, em muitos casos, há esperança de recuperá-lo, sabia?
Separamos algumas dicas importantes sobre o que fazer quando acabar molhando seus eletroeletrônicos. São passos simples que não apenas beneficiam o seu bolso, mas, também, contribuem com o meio ambiente. Bora lá?
No momento em que o acidente acontece é imprescindível desligar o aparelho rapidamente, isso ajudará a evitar danos elétricos e preservar os componentes internos. Não esqueça, esse é o primeiro passo!
Lembre-se de nunca conectar o produto danificado à tomada! A maioria dos equipamentos não quebram totalmente com água, mas a combinação entre a umidade e a energia pode mudar esse rumo e fazer com que você dê adeus ao seu aparelho.
Mas é importante dizer que não vale a pena se colocar em risco para desligá-lo. Se o volume de água for muito grande ou o ambiente apresentar riscos de choque, não se arrisque. Um aparelho não vale a sua saúde, não é?
Pegue uma toalha macia e, delicadamente, retire o excesso de água da superfície do seu dispositivo. Para auxiliar, utilize um secador de cabelo em temperatura média ou mínima.
Nessas horas é importante saber que o calor excessivo pode trazer danos aos componentes internos, então, vá com calma! Outra dica interessante é deixar o equipamento em um local sem umidade por alguns dias, para que ele seque por completo. Se preferir, leve o item a uma assistência técnica.
E não esqueça: sempre mantenha fora da tomada!
Equipamentos como celulares podem acumular água em pequenos lugares. Se você souber retirar o cartão de memória, cartão SIM ou bateria, separe-os durante o processo de secagem. Mas, se você não domina esse tipo de serviço, não faça.
Sabemos que a ansiedade é grande para saber se você vai, de fato, conseguir recuperar o eletrônico. Mas é necessário respirar e esperar. Dependendo do tamanho, da quantidade de água e das condições climáticas, é preciso esperar um bom tempo para testar o novamente.
O tempo mínimo para esse teste são 24 horas. Em alguns casos, o ideal é esperar a secagem natural por mais alguns dias. Afinal, a pressa nem sempre ajuda!
Depois, é hora de dar uma olhada mais de perto no seu dispositivo. Olhe com cuidado e verifique se não há sinais de umidade e se a integridade física do equipamento está normal.
Se estiver tudo certo, conecte-o à energia e faça o teste. Não se esqueça de usar todas as funcionalidades para garantir que a operação está funcionando corretamente.
Mas, fique atento: se houver qualquer coisa diferente, como barulho, alertas sonoros ou fumaça, interrompa o teste imediatamente e desligue da energia.
As dicas acima não deram certo? Não fique triste, nem tudo está perdido! Antes de descartar seu aparelho em nossos coletores, procure uma assistência técnica autorizada.
Eles têm as habilidades e equipamentos necessários para diagnosticar e corrigir problemas mais complexos. Quem sabe não é o seu caso?
Se o seu dispositivo não tem mais conserto, agora ele é considerado um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser descartado do jeito certo.
Para isso, procure um PEV (Ponto de Entrega Voluntária), como os da Green Eletron, que estão distribuídos em várias cidades pelo país.
Todos os produtos coletados são reaproveitados como matéria-prima, trazendo um novo propósito para um resíduo que parecia ter acabado. Assim, você também impede danos ao meio ambiente, já que os materiais podem contaminar a natureza.
Para encontrar o PEV mais próximo de você, basta acessar o localizador. Agora que você já sabe o que fazer para tentar salvar seus eletrônicos molhados ou dar um destino adequado para o que não funciona mais, aproveite e conheça mais sobre o sistema de Logística Reversa: