Recentemente, a Green Eletron e o Ministério das Comunicações (MCom) fecharam uma parceria que torna uma ação sustentável (recondicionamento de computadores) em ferramenta de inclusão digital.
A divulgação da ação aconteceu na véspera do Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas, o que ajudou a reforçar que a destinação correta de equipamentos eletrônicos é fundamental.
Mediado pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), o inédito Acordo de Cooperação vai garantir que os aparelhos que não estão sendo usados pelos órgãos do Poder Executivo Federal sejam enviados para o programa Computadores para Inclusão, garantindo que brasileiros recebam as doações e tenham acesso ao letramento digital.
Implementado há 19 anos, o programa conta com a parceria dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) e, desde 2004, o MCom já investiu mais de R$38 milhões para incentivar a inclusão digital no Brasil.
Para os itens que não tiverem condição de reuso, a entidade gestora será responsável por garantir a reciclagem. Dessa forma, não há impacto negativo ao meio ambiente, além, é claro, de toda a atividade econômica envolvida no processo.
A sensibilização da administração pública também está prevista no acordo, para que os riscos ambientais e a proteção de dados sejam conhecidos por todos que precisem realizar o descarte dos computadores.
Para entender melhor o tema lixo eletrônico e como está o cenário deste mercado no país, acesse a pesquisa “Resíduos Eletrônicos no Brasil – 2021”, da Green Eletron e Radar Pesquisas.
2 Comentários
José Carlos caparros da Silva
Vocês tem sucata de bateria de notebook para vender?
Green Eletron
Olá, José. Atuamos apenas com a logística reversa desses materiais, destinando eles para reciclagem. Portanto, não contamos com esse tipo de material e nem comercializamos os itens.