Entre os dias 22 e 30 de junho, oito estações do Metrô de São Paulo participam de uma campanha que visa conscientizar a população sobre o descarte ambientalmente correto de pequenos eletroeletrônicos e pilhas quebradas ou em desuso.
A ação é realizada pela Green Eletron, gestora sem fins lucrativos para a logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, em parceria com o Metrô, vai disponibilizar coletores para que a população possa descartar esse tipo de material de forma simples.
A ação acontece nas estações Tamanduateí, Ana Rosa, Vila Prudente (na ligação entre o metrô e o monotrilho), Tucuruvi, Santa Cruz, Consolação, Paraíso e Barra Funda onde os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) ficarão instalados, o que permite que os usuários do transporte incluam essa ação sustentável no seu dia a dia, sem grandes esforços. Poderão ser descartados produtos de pequeno e médio porte, como computadores, celulares, cabos, carregadores, pilhas alcalinas, secadores de cabelo, console de videogame, entre outros.
Em 2020 e 2021, coletores da Green Eletron foram instalados nas estações Vila Prudente, Jabaquara, Sé, Tucuruvi, Paraíso, Barra Funda, República, Tatuapé, Clínicas e São Mateus. A campanha fez parte do calendário de comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico e contou com grande adesão dos usuários do metrô. Nas duas campanhas, foram arrecadados 2.160 kgs de eletroeletrônicos e pilhas.
Reciclagem de REEE – O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os nossos aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. Como sabemos, insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o seu reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2.
Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site Eletrônico Não é Lixoé possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos. No portal do movimento também é possível baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.
Serviço
Coleta de eletrônicos sem utilidade
Data: 22 a 30/06
Horário: durante o funcionamento das estações
Local: estações do Metrô Tamanduateí, Ana Rosa, Vila Prudente (na ligação entre o metrô e o monotrilho), Tucuruvi, Santa Cruz, Consolação, Paraíso e Barra Funda
2 Comentários
Vinicius Fostell
Tomei conhecimento da campanha somente hoje. Tenho uma bateria de notebook que não uso mais e queria descartá-la. Após a data da campanha existe algum lugar onde eu possa descartá-la de forma correta?
Green Eletron
Vinicius, sim, temos 237 coletores permanentes espalhados por São Paulo. Basta acessar o link ao lado para achar o mais próximo de você: https://www.greeneletron.org.br/localizador