A Green Eletron completa nove anos de história e, ao longo desse período, nos tornamos referência na logística reversa de eletroeletrônicos, pilhas e baterias no Brasil.
Desde nossa fundação, em 2016, promovemos a construção de um sistema eficiente de coleta e reciclagem, impactando positivamente o meio ambiente e a economia circular do país.
Para celebrar essa trajetória, destacamos os principais marcos da nossa atuação até o momento. Confira!
Em 2016, a necessidade de uma entidade especializada na logística reversa de produtos eletroeletrônicos levou à fundação da Green Eletron, muito impulsionada pelo estabelecimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em 2010.
Reunimos diferentes organizações com o objetivo de estruturar uma rede viável e acessível para empresas atenderem a legislação e os consumidores descartarem de forma correta os produtos que não têm mais utilidade. 
Desde então, apostamos todos os esforços em construir um mundo mais verde com menos extração de recursos naturais, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais à população.
Em 2018, a Green Eletron também assumiu a gestão do programa de logística reversa de pilhas e baterias, anteriormente chamado “Abinee Recebe Pilhas”, que havia sido criado em 2010.
Essa mudança proporcionou uma gestão ainda mais eficiente e centralizada, ampliando as possibilidades de descarte correto e reciclagem desses materiais.
A assinatura do Acordo Setorial para a Logística Reversa de Eletroeletrônicos em 2019, que se tornou o Decreto Federal n° 10.240/2020, foi um marco para a nossa associação.
Elaborado por entidades representativas interessadas no cumprimento da legislação sobre a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e seus componentes e o governo federal, pudemos estabelecer metas e cronogramas específicos, além de definições fiscais, tributárias e ambientais, que viabilizam e dão segurança técnica e jurídica à operação.
Quando iniciamos o projeto, a rede de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) era limitada e concentrada em poucas localidades. Com o passar dos anos, expandimos significativamente essa estrutura, o que tornou o descarte mais acessível aos brasileiros.
Hoje, contamos com mais de 1.600 pontos de coleta de produtos eletroeletrônicos em 370 cidades e mais de 10.000 pontos exclusivos para pilhas, distribuídos em mais de 1.200 municípios, permitindo que um número cada vez maior de pessoas faça o descarte correto. Crescemos muito em pouco tempo, não é mesmo?
Inclusive, você pode conferir qual o PEV mais perto de você com o nosso localizador.
Ao longo dos nove anos, coletamos e encaminhamos para reciclagem uma quantidade significativa de produtos eletroeletrônicos, pilhas e baterias: foram aproximadamente 20 mil toneladas descartadas de forma correta.
Esse impacto ambiental expressivo contribui diretamente para a redução de resíduos em lixões e para a preservação da fauna e flora.
A educação ambiental é um dos pilares da Green Eletron. Investimos em campanhas de conscientização para incentivar o descarte correto e promover a economia circular.
Iniciativas junto a escolas, empresas e público em geral, como as parceiras junto ao SENAI-SP, têm ajudado a transformar o comportamento dos consumidores.
Os avanços conquistados nos últimos nove anos são apenas o começo. O futuro da Green Eletron passa por uma maior conscientização do consumidor, expansão dos pontos de coleta, campanhas de recebimento e aprimoramento das tecnologias de reciclagem.
Com um compromisso contínuo com a sustentabilidade e a economia circular, fortalecemos nosso propósito de tornar a logística reversa uma prática cada vez mais consolidada no Brasil. Para isso, contamos com a sua participação!
Afinal, o primeiro passo começa com o descarte correto dos seus eletroeletrônicos e pilhas usadas. Escolha sempre um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Green Eletron e ajude a transformar resíduos em novos recursos. Quer saber mais? Acesse nossas mídias sociais!