Você já ouviu falar de economia circular? Esse modelo de produção se opõe ao tradicional modelo econômico linear, no qual insumos são extraídos da natureza para a manufatura de bens de consumo, que são vendidos, consumidos e jogados fora. Para a modalidade circular, esses materiais não devem ser desprezados depois de usados, pois são recursos em potencial e servem de matéria-prima para outros produtos e indústrias. Agora, imagine se existisse uma lógica de produção em que, desde o começo, os itens fossem pensados para cooperarem com a economia circular e a responsabilidade ambiental? Esse método já existe e é conhecido como design circular!
A ideia do design circular é pensar em produtos que sejam ambientalmente responsáveis em todos os seus estágios, desde os métodos e insumos escolhidos na sua fabricação até as possibilidades de reciclagem no pós-uso. Também fazem parte dessa conversa a extensão da vida útil deles. Com essa lógica em mente, a indústria poderá aproveitar melhor seus materiais, evitando impactos negativos ao meio ambiente.
Um exemplo para ilustrar essa ideia: a indústria de calçados é uma das principais responsáveis pela extração de borracha da natureza. Pensando nisso, a Timberland – especializada em peças de vestuário para uso ao ar livre – firmou em 2014 uma parceria com uma fábrica chinesa, para comercializarem uma linha de pneus que, depois de usados, serão reciclados e aplicados na produção de botas para a marca, impedindo que matéria-prima virgem seja extraída para a manufatura desses calçados.
Outro exemplo é a Adidas, que, em parceria com a entidade ambientalista Parley for the Oceans, produz desde 2015 tênis feitos à base de garrafas pet recolhidas dos oceanos. Mais de 4 milhões dessas peças já foram vendidas mundo afora.
O design circular também nos oferece o caminho dos produtos desenhados para serem mais facilmente reciclados quando chegarem ao fim da sua vida útil. No pós-uso, o produto reiniciará o ciclo sendo transformado em matéria-prima para novos bens, seguindo o conceito da economia circular. Uma empresa que tem demonstrado preocupação com essa técnica é a marca de tecnologia HP – uma das associadas da Green Eletron – que se destaca nesse campo desde os anos 90.
Temos aqui exemplos de diversas empresas que usaram do design circular para reduzir seu impacto ambiental, explorando insumos reciclados ao invés de extraírem matérias-primas da natureza. Na prática, o design circular é isso: uma lógica que nos oferece a oportunidade de aliar tecnologia, inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos que são lucrativos e, ao mesmo tempo, agridem menos o meio ambiente.
Além disso, essa técnica contribui com a popularidade da economia circular, ao provar a viabilidade econômica desse modelo. Dessa forma, cada vez mais as marcas deverão firmar compromissos com o desenvolvimento sustentável nos próximos anos.