Você já parou para pensar no que acontece com qualquer produto elétrico ou eletrônico que não usa mais? Engana-se quem pensa que a vida desses equipamentos acaba quando eles deixam de funcionar!
Isso porque a reciclagem de eletroeletrônicos garante que celulares, computadores, televisores e outros dispositivos sem utilidade sejam descartados de maneira adequada e responsável.
Esse processo faz parte da mineração urbana, pois reaproveita materiais que já estão em circulação, reduzindo a necessidade de extrair novos recursos da natureza e promovendo a economia circular.
No Brasil, a Green Eletron é uma das principais organizadoras de iniciativas voltadas à coleta e conscientização sobre o descarte correto desses produtos, chegando a coletar cerca de 19 mil toneladas de produtos elétricos e eletrônicos em quase dez anos de atividade.
Por isso, preparamos este artigo para você entender cada passo da logística reversa de eletroeletrônicos!
A maioria das pessoas sabe como funciona a reciclagem de plástico, papel e vidro, mas você sabe como é feita a reciclagem do lixo eletroeletrônico? Vamos explicar abaixo!
O processo começa com a triagem, na qual os equipamentos são separados em categorias, como eletrodomésticos, eletroportáteis, produtos de informática, telefonia, etc. Os eletroeletrônicos sem utilidade chegam aos centros de manufatura reversa em big bags, caixas de papelão ou bombonas plásticas.
A equipe especializada realiza a separação dos produtos de acordo com suas especificidades, promovendo a destinação correta de cada tipo de material. Essa etapa é essencial para otimizar o reaproveitamento e evitar a contaminação ambiental.
Após a triagem, inicia-se a desmontagem dos produtos. Esse processo é feito pelos operadores de manufatura reversa homologados pela Green Eletron, sendo realizado de forma manual ou automatizada.
De maneira manual, os eletroeletrônicos são desmontados e suas partes são separadas a partir dos diferentes materiais que compõem o produto, como metais ferrosos e não ferrosos, placas eletrônicas, baterias, plástico, vidro, entre outros.
Já de forma automatizada, uma máquina de alta tecnologia realiza a trituração e separa os materiais presentes nos eletroeletrônicos. O processo ocorre em várias etapas, aproveitando a diferença de densidade para facilitar sua separação.
Ao final da etapa de desmontagem e trituração, os diferentes materiais que compõem os eletroeletrônicos são separados e encaminhados para as indústrias recicladoras especializadas em reciclar cada tipo de material.
Materiais potencialmente tóxicos, como os metais pesados, são armazenados em locais seguros e encaminhados a empresas especializadas, assegurando que contaminem o meio ambiente, ao mesmo tempo em que viabiliza o reaproveitamento dos materiais.
Com os diferentes materiais devidamente separados, chega o momento de encaminhá-los às indústrias recicladoras que vão transformá-los novamente em matéria-prima, que poderá ser reinserida na cadeia produtiva.
A reciclagem do lixo eletroeletrônico beneficia diversos setores, possibilitando a criação de novos eletroeletrônicos ou até mesmo de outros produtos.
Ou seja, a reciclagem desses produtos gera valor para o setor tecnológico, promovendo um ciclo produtivo mais sustentável!
Agora que você sabe como funciona a reciclagem de eletroeletrônicos, que tal fazer parte desse movimento?
O descarte correto de produtos eletroeletrônicos evita danos ambientais e possibilita o reaproveitamento de diversos materiais. Basta levar seus produtos sem uso, pilhas e baterias portáteis até um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da Green Eletron espalhados pelo Brasil.
Quer saber mais sobre a reciclagem e como contribuir para um futuro mais sustentável? Acesse nossas redes sociais e acompanhe nossas iniciativas!