Graças a sua portabilidade, interface intuitiva, ampla gama de aplicativos disponíveis e facilidade de usar, sem a necessidade de outros equipamentos, os tablets fazem parte da revolução tecnológica que mudou a maneira como interagimos com o mundo e com as outras pessoas, tornando tudo ainda mais prático.
Seja para acessar a internet, ler livros digitais, visualizar fotos, jogar ou trabalhar, esses aparelhos garantiram seu espaço na vida das pessoas que buscam uma ferramenta parecida com um computador, mas com a praticidade de um celular.
Uma pesquisa realizada pela IDC Brasil mostra que, somente no primeiro trimestre de 2023, foram vendidos quase 530 mil tablets no Brasil. Em 2022, foram comercializados aproximadamente 2,7 milhões desses aparelhos, ou seja, o sucesso entre os consumidores está bastante evidente.
Se você é um desses proprietários de tablet ou tem a intenção de adquirir um, é importante saber que é possível prolongar a vida útil deles com alguns cuidados simples. Confira abaixo.
Dicas para o seu tablet durar mais
– Utilize capas protetoras e películas para proteger a tela contra arranhões e impactos. Além disso, evite deixá-lo em superfícies instáveis ou sujeito a quedas.
– Evite exposição prolongada a altas temperaturas, como deixar o tablet dentro de um carro em dias ensolarados. O calor excessivo pode prejudicar a bateria e outros componentes internos.
– Use produtos de limpeza apropriados e um pano macio para limpar a tela e a superfície do aparelho. Não utilize produtos químicos agressivos que possam danificar o revestimento da tela.
– Mantenha o sistema operacional e os aplicativos sempre atualizados. Essas alterações frequentes geralmente incluem importantes melhorias de segurança e correções de falhas.
– Escolha senhas fortes e ative as opções de segurança, como autenticação em dois fatores. Assim você também protege suas informações pessoais.
– Evite deixar o tablet constantemente conectado ao carregador após atingir 100% da carga. Descarregar parcialmente a bateria antes de recarregar pode ajudar a prolongar sua vida útil.
O que faço se o meu tablet quebrou e não tiver mais conserto?
Se mesmo com todas essas dicas, o seu equipamento sofreu algum dano e não for mais possível fazer reparos, podemos dizer que ele se tornou um lixo ou resíduo eletrônico e não pode ser descartado no lixo comum.
Isso porque, em seu interior, existem diversos componentes, que, quando manuseados de forma incorreta, têm grande potencial de contaminar a água, o solo e, consequentemente, a saúde dos seres humanos.
Por isso, é fundamental descartar corretamente, em um dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) da Green Eletron. Atualmente, estão disponíveis mais de 1.160 coletores que recebem esses e outros tipos de aparelhos, espalhados em todo o Brasil.
Para saber onde encontrar o mais próximo da sua casa, é só acessar aqui. Incluindo esse hábito sustentável na sua rotina, é possível ter a certeza de que os produtos serão encaminhados para a reciclagem e, assim, se transformarão em matérias-primas novas para a fabricação de outros produtos.
Então, agora é com você. Tome conta do seu tablet e, se precisar se desfazer do equipamento, faça do jeito certo. O meio ambiente é nossa casa e é nosso dever cuidar dele também.