Guardar equipamentos eletroeletrônicos quebrados ou sem utilidade e pilhas gastas, além de ocupar espaço em gavetas, armários ou mesmo em cômodos dentro de casa, também impede que esses materiais tenham um destino mais nobre para o meio ambiente.
Ao fazer isso, você está impedindo que o importante ciclo da reciclagem aconteça.
Ao mesmo tempo em que diversos profissionais dependem financeiramente do recolhimento e da reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas sem utilidade, ao guardar esses equipamentos em casa, você também evita que eles sejam transformados em novas matérias-primas, impedindo a exploração da natureza.
Infelizmente, ainda são muitos os brasileiros que, por falta de informação de como realizar o descarte ambientalmente correto, acabam guardando esses aparelhos em casa, mesmo depois deles perderem sua utilidade.
Mas você saberia dizer quais os resíduos eletroeletrônicos que as pessoas guardam mais tempo em casa? A pergunta também fez parte da pesquisa inédita “Resíduos Eletrônicos no Brasil – 2021”, encomendada pela Green Eletron, em parceria com a Radar Pesquisas.
De acordo com o estudo, 72% dos brasileiros afirmam guardar celulares e smartphones em casa. Em segundo lugar aparecem os telefones fixos, modems, roteadores, tablets e notebooks, lembrados por 48% dos entrevistados.
Em relação ao tempo que esses resíduos eletrônicos ficam guardados pelos brasileiros, 31% afirmam manter há mais de um ano algum aparelho sem utilidade. Estão nesta lista: câmeras e gravadores (42%), carregadores de celulares (41%) e aparelhos de CD e DVD (40%).
E você, já parou para pensar quais eletroeletrônicos quebrados ou sem utilidade você guarda em casa e há quanto tempo eles já poderiam ter sido descartados de maneira ambientalmente correta?
Não perca mais tempo e faça já a sua parte! Para te ajudar, a Green Eletron possui mais de 800 PEVs ou pontos de entrega voluntária para descarte de eletroeletrônicos em diversas localidades brasileiras. Para saber qual fica mais próximo da sua casa, é só acessar aqui.
Se o seu descarte for exclusivamente de pilhas gastas, o site para encontrar o ponto mais próximo é este. São mais de 7.000 pontos de descarte para esses resíduos em todo Brasil.