Segundo dados da Universidade das Nações Unidas, a cada ano, aumenta em 4% a quantidade de lixo eletrônico gerado pela população mundial. Esse tipo de resíduo já é considerado o que mais cresce no mundo atualmente. O Global E-Waste Monitor 2020 apontou que os resíduos eletrônicos descartados no mundo tiveram um crescimento de 21% apenas nos últimos cinco anos.
Aqui no Brasil, apenas em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos foram descartados, sendo que menos de 3% desse volume foi reciclado. O fato é que produzimos muito resíduo eletrônico, sendo considerados o quinto maior gerador do mundo, e descartamos de forma correta e reciclamos muito pouco.
Do pouco que ainda descartamos corretamente, você saberia dizer quais são os equipamentos eletrônicos que mais são encaminhados pelos brasileiros para a reciclagem?
Segundo a pesquisa “Resíduos Eletrônicos no Brasil – 2021”, encomendada pela Green Eletron em parceria com a Radar Pesquisas, os itens mais descartados por nós são pilhas e eletroeletrônicos de pequeno porte. Os eletroeletrônicos grandes, como fogões, geladeiras, máquinas de lavar, que ocupam mais espaço, também tendem a ficar menos de 1 mês nas residências.
Dos 26% dos entrevistados que ficam apenas um mês com aparelhos que não possuem mais utilidade, os itens mais descartados são lavadoras de louça (44%), secadoras de roupa em geral (38%) e balanças (37%).
Atualmente, a Green Eletron ainda não recebe em seus coletores, eletrodomésticos de linha branca – aqueles de grande porte e uso doméstico cotidiano, como geladeiras, fogões, televisores, lavadoras, ares-condicionados, etc, assim como lâmpadas de qualquer tipo.
Caso você tenha um aparelho da linha branca em casa quebrado ou sem utilidade e quer descartá-lo, o ideal é entrar em contato com uma unidade das Casas Bahia ou Ponto que possua coletor da Green Eletron para se informar sobre o procedimento. Se você tiver qualquer dúvida ou problema, é só entrar em contato por meio do site.
Também acompanhe as redes sociais da Green Eletron e Eletrônico Não é Lixo para se informar de campanhas de coleta na sua cidade. Nesses eventos, são aceitos aparelhos eletroeletrônicos de uso doméstico de todos os portes.
Para todos os outros tipos de eletroeletrônicos (confira aqui a lista de todos os aparelhos que podem ser descartados no coletores), a gestora disponibiliza mais de 800 PEVs, ou Pontos de Entrega Voluntária, em todo o Brasil. Para saber qual fica mais próximo da sua casa ou cidade, basta clicar aqui.
Se o descarte for exclusivamente de pilhas, são mais de 7.000 pontos de descarte para esses resíduos em todo Brasil. Para localizar o mais próximo, é só entrar neste site.