Faz aproximadamente um ano que publicamos aqui, os impactos positivos que a reciclagem do lixo eletrônico traz para o meio ambiente. Os dados, extraídos de um estudo chamado ACV – Avaliação do Ciclo de Vida, foi encomendado pela Green Eletron para a consultoria ACV Brasil para saber de fato as consequências ambientais que a logística reversa do lixo eletrônico recolhido em 2019 trouxe para o meio ambiente.
Hoje, vamos atualizar os dados do mesmo estudo, porém, baseado nos dados de coleta da gestora no ano de 2020. Mas antes, vamos recapitular o que é o ACV e para que ele serve.
A Avaliação do Ciclo de Vida ou simplesmente ACV é uma técnica que estuda os aspectos e impactos ambientais (positivos e negativos) ao longo da vida de um produto ou serviço, desde a extração da matéria-prima até a destinação final. Ela é composta por quatro etapas: definição de objetivo e escopo, análise de inventário, avaliação de impacto do ciclo de vida e interpretação.
Por meio dos resultados obtidos por essa avaliação, empresas podem realizar melhorias em seus produtos, processos, definir planejamentos estratégicos e políticas públicas e fazer a gestão de impactos ambientais de produtos e serviços.
A ACV é guiada por duas normas ISO (ISO 14040 e 14041). No sistema de logística reversa da Green Eletron, a ACV foi utilizada para contabilizar os impactos – associados ao processo de coleta do lixo eletrônico, manufatura reversa, transportes intermediários, reciclagem ou disposição final – e benefícios associados à restituição dos materiais recuperados em novos ciclos produtivos evitando a mineração ou produção de novas matérias-primas virgens.
Para a avaliação de 2020, o estudo levou em consideração a coleta de 81,8 toneladas de eletroeletrônicos que foram descartados nos coletores da Green Eletron no ano. E o que se pode concluir, novamente, é que a destinação correta dos eletroeletrônicos em fim de vida útil traz inúmeros benefícios para o meio ambiente.
Resultados
Pela reciclagem dessas 81,8 toneladas coletadas em 2020, foi possível evitar a emissão de 145 toneladas de CO2. Isso equivale às emissões anuais de 23 pessoas no Brasil.
No que se refere ao consumo de água, o relatório mostrou que foram evitados o uso de 1,4 mil metros cúbicos. Esse valor é o equivalente ao que consomem 25 pessoas durante um ano. Também foi possível evitar o uso de 2.123 GJ de diesel, ou o mesmo que 50 toneladas do combustível.
E vejam que interessante, de todo esse material recolhido, foi possível recuperar aproximadamente 100g de ouro, 1,34 kg de prata, 460 kg de cobre e 17,65 kg de níquel.
O que podemos concluir, é que mesmo depois de deduzidos os impactos causados pela coleta e processos de reciclagem, o encaminhamento e a reciclagem, traz muitos benefícios.
Para que esse ciclo não termine, é importante que todos façam a sua parte. Se você tem algum eletroeletrônico quebrado ou em desuso, encontre o PEV mais próximo da sua casa e descarte.
O mesmo vale para as pilhas sem utilidade, separe, encontre o PEV exclusivo para elas e faça o descarte correto. O meio ambiente agradece!