As altas temperaturas são muito esperadas pelos fãs do verão. Porém, o calor excessivo traz uma série de problemas para os eletrônicos. Seus equipamentos podem começar a apresentar defeitos, como travamentos, ou até mesmo queimar!
Por isso, separamos 6 dicas para proteger seus aparelhos quando estiver muito calor. Assim, você pode curtir a estação mais quente do ano sem preocupações e gastos inesperados. Vamos lá?
Evite a exposição solar
Um dos maiores inimigos dos eletrônicos é o sol. Quando expostos a luz solar, as baterias podem estragar mais rápido (socorro!) por conta do calor excessivo e contínuo, diminuindo a vida útil dos eletroeletrônicos.
Além disso, componentes como processadores, tela, memórias e até mesmo o plástico que compõe os produtos podem ser danificados. Então, nada de deixar o equipamento debaixo do sol, tá bom?
Cuidado com a circulação de ar
Aparelhos como notebooks e computadores precisam de atenção especial para a circulação de ar, já que podem alcançar temperaturas de até 100 ºC (é o mesmo de quando acontece a ebulição da água, quando ela passa do estado líquido para o estado de vapor)!
Por isso, evite tampar as entradas e saídas de ar dos seus itens, para permitir um fluxo contínuo de passagem de ar, garantindo a refrigeração dos aparelhos. Afinal, ninguém quer que aconteça um acidente!
Eletrônico e água? Nem pensar!
Muito cuidado ao levar seu aparelho em passeios na praia ou piscina, pois a maresia, a areia e as altas temperaturas podem danificá-lo (caso derrube o equipamento na água, desligue-o imediatamente e abra-o para que ele seque naturalmente. Se isso não for possível, busque uma assistência técnica).
Mas já existem produtos no mercado que permitem mergulhos com os aparelhos, viu? São as capas impermeáveis, que protegem da água e também dos grãos de areia, responsáveis por riscar e descascar as telas.
Desabilite funções em seu celular
Você sabia que algumas funções podem superaquecer o celular? Manter Wi-Fi, GPS e dados móveis ativos aumenta a atividade do processador, dos chips e das antenas e leva a um aquecimento mais rápido.
Outra dica é não utilizar aplicativos e jogos pesados em dias quentes, já que isso sobrecarrega os eletrônicos e geram calor excessivo. Ativar o modo economia de energia e reduzir o brilho da tela são outras alternativas para controlar a temperatura interna do smartphone.
Cuidado com as chuvas de verão e as quedas de energia
Além das altas temperaturas, o verão também é marcado pelas fortes chuvas. As tempestades podem causar instabilidades na rede elétrica e gerar quedas de energia, aumentando o risco de queimar os aparelhos eletrônicos que estão na tomada.
Uma ferramenta para prevenir acidentes e danos são os filtros de linha, os estabilizadores e os nobreaks, que possuem um mecanismo capaz de proteger os aparelhos conectados em casos como esse.
Mas também é válido desligar os equipamentos da tomada se uma tempestade estiver se aproximando, especialmente se estiverem ligados em tomadas comuns.
Não esqueça os equipamentos no carro
Muita gente escolhe deixar alguns aparelhos no carro enquanto sai para alguma atividade. Outras pessoas fazem isso porque esquecem de tirar os aparelhos do automóvel.
Mas… manter os produtos no carro no verão não é uma boa, especialmente se estiver em um local aberto, porque isso expõe os aparelhos indiretamente ao calor e ao sol.
O veículo fechado e exposto à luz solar por um longo período vira um grande “forno”, o que pode acarretar problemas similares e até piores que os da exposição direta. Fique esperto!
Meu eletrônico quebrou. E agora?
Sabemos que, às vezes, nossos smartphones, notebooks ou outros eletrônicos acabam quebrando, mesmo com toda atenção. Antes de qualquer coisa, verifique se há possibilidade de conserto, pois isso ajuda a evitar um gasto inesperado na troca do aparelho.
Mas, se não for possível, agora ele é um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser tratado da forma correta.
Para se desfazer desses itens, o ideal é procurar um PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) específico para esse tipo de item. A Green Eletron, por exemplo, disponibiliza mais de 10 mil coletores de eletroeletrônicos e pilhas preparados para receber seus equipamentos em desuso.
Se não for possível levar até o local correto, você ainda pode solicitar um orçamento para coleta em casa, serviço que recolhe os itens na sua residência.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre logística reversa e sua importância: