Nada mais gostoso e prático que um lanche feito na sanduicheira, não é? Esses aparelhos são versáteis na cozinha, podendo ser utilizados para preparar carnes e vegetais grelhados, além dos sanduíches – e são a salvação de quem não sabe como fazer outros pratos.
Porém, o cuidado com este eletrônico não é tão prático. Na hora da limpeza, a tarefa pode ficar bem difícil dependendo do alimento que foi colocado na sanduicheira. Gorduras e restos de pão queimado costumam ficar grudados nas chapas e dão um trabalhão para serem removidos. E isso pode aumentar os riscos de danificar o equipamento!
Separamos algumas dicas para aumentar a vida útil do seu aparelho e te ajudar a manter sua sanduicheira limpinha. Vamos lá?
Como limpar sua sanduicheira
O cuidado mais importante com o aparelho é a limpeza. Antes de começar a higienização, verifique se o manual do equipamento recomenda algum procedimento de limpeza. Se a sanduicheira vem com chapas removíveis leia as orientações de como retirá-las sem danificar o eletrônico.
Tire seu aparelho da tomada
Uma dica simples, mas muito importante para sua segurança: desligue a sanduicheira da tomada! Desconecte o dispositivo e espere que esfrie antes de começar a limpeza. Assim você aumenta a vida útil do aparelho e evita acidentes.
Limpeza rápida
Usou a sanduicheira por pouco tempo e ela não está tão suja? Então basta passar um pano macio para remover sujeiras e absorver manchas de gordura. Se alguns resíduos estiverem grudados, utilize um palito de dente para removê-los.
Porém, fique de olho! Esse método só deve ser feito se você for usar a sanduicheira novamente. Se o aparelho for guardado, faça uma limpeza completa para evitar a proliferação de microorganismos.
Limpeza completa
Em um recipiente misture água morna e detergente neutro. Após, umedeça um pano ou esponja nessa solução e esfregue cuidadosamente a chapa da sanduicheira até remover toda a sujeira.
Não encharque o pano, isso pode danificar os componentes elétricos do dispositivo. Por isso, não deixe de tirar o excesso de água do pano ou esponja.
Também é muito importante escolher sempre uma esponja ou pano macio para não arranhar o antiaderente.
Para as sujeirinhas mais difíceis
Para limpar os cantinhos da sanduicheira, utilize uma escova de dentes velha ou palito de dente. Se optar pela escova, você pode molhá-la na mistura de água morna com detergente neutro para facilitar.Se a gordura estiver grudada, nada de pânico! Pegue um pouco de vinagre branco ou desengordurante e passe nas chapas.
Limpe também a parte de fora
Não esqueça de higienizar a parte externa da sanduicheira. Use um pano úmido com água e depois outro seco. Só não jogue água direto no equipamento, porque isso acaba queimando as partes elétricas.
Minha sanduicheira quebrou. E agora?
Se, mesmo com todo o cuidado, seu aparelho quebrou e não tem conserto, agora ele é um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser tratado da forma correta.
Esses resíduos, que englobam eletroeletrônicos, baterias, pilhas e lâmpadas LED pós-consumo, não devem ser descartados no lixo comum ou na coleta seletiva tradicional. Fique esperto, porque se você não separar para o descarte adequado, pode causar um grande prejuízo para o meio ambiente.
A forma correta de se desfazer desses itens é procurar um dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) da Green Eletron que estão espalhados em diversas cidades do país. São mais de 10 mil coletores de eletroeletrônicos e pilhas preparados para receber seus equipamentos em desuso.
Para encontrar o local mais próximo para o descarte, basta acessar o localizador no site da Green Eletron (eletroeletrônicos, pilhas e baterias). Se precisar levar apenas pilhas ou baterias, há PEVs específicos para essa finalidade, que podem ser consultados aqui.
Se preferir, você ainda pode solicitar um orçamento para coleta em casa, serviço que recolhe os itens na sua residência.
Gostou desse conteúdo? Você pode aprender mais sobre lixo eletrônico e economia circular no nosso canal! Confira: