Em tempos de crises climáticas e desastres ambientais cada vez mais frequentes e graves, a responsabilidade compartilhada é urgente. E as empresas, como grandes influenciadoras econômicas e sociais, fazem parte desse processo e, portanto, têm deveres importantes.
Vamos entender como elas podem contribuir e gerar um impacto positivo significativo para o planeta?
O setor corporativo deve ser sempre transparente sobre sua atuação com o meio ambiente, trazendo metas bem definidas e uma comunicação verdadeira e eficiente. Lembrando que para conquistar bons resultados, os compromissos devem ser cumpridos – mesmo que estejam em andamento (e não finalizados).
Isso é ainda mais importante em um momento de alerta para o greenwashing – o famoso “falar sem fazer”. Essa prática é reprovada pelo mercado e pelos consumidores e cria uma imagem negativa da marca.
É interessante notar que a maioria dos consumidores brasileiros (56%) afirma que pagaria mais por um produto, caso o vendedor fosse transparente sobre as medidas utilizadas para reduzir o seu impacto ambiental.
E você, no dia a dia, faz escolhas conscientes ao decidir quais produtos vai comprar?
O ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) segue com grande relevância no mundo dos negócios. Felizmente, cada vez mais as corporações reconhecem a importância da sustentabilidade e assumem a responsabilidade das consequências de suas ações. Justo, não?
Algumas iniciativas ambientais podem ser adotadas por empresas globalmente, vamos conferir algumas delas:
Para isso, elas podem investir em energias renováveis, como a solar ou eólica, fontes que não poluem como as mais antigas. Além disso, a busca por mais eficiência energética, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, também é possível. Isso não só ajuda o planeta, mas também a reduzir custos.
Exemplo: substituir lâmpadas incandescentes por LEDs. O novo modelo consome menos energia e dura mais, além de demandar poucas trocas. O resultado? Menos gastos e uma pegada de carbono menor.
Reduzir o consumo de recursos naturais e adotar práticas de consumo consciente também são boas iniciativas. E como acontece? Usando apenas o que é necessário e evitando desperdícios.
Exemplo: fazer uma gestão mais eficiente do uso da água, reaproveitando o que for possível e criando um sistema de coleta da água da chuva, que também pode ser interessante para a limpeza.
Para diminuir o impacto do volume de resíduos gerados, as empresas podem implementar programas de reciclagem e reutilização. A economia circular veio mesmo para ficar.
Em vez de seguir o modelo tradicional de “comprar, usar e descartar”, o formato busca manter produtos, materiais e recursos em uso pelo maior tempo possível, transformando-os em outra coisa após o uso.
Dentro desse conceito, existe a logística reversa. Os itens descartados recebem um destino correto e são reaproveitados.
Exemplo: além de garantir a coleta seletiva de papel, plástico, vidro e metal, você pode criar um sistema interno de coleta de eletrônicos quebrados ou sem uso e direcioná-los a um PEV da Green, para que os itens sejam reciclados.
Esse é outro ponto fundamental. Envolve proteger áreas naturais, restaurar habitats e promover a agricultura sustentável.
Exemplo: isso pode ocorrer por meio do plantio de árvores em áreas desmatadas, por exemplo, ou a criação de reservas naturais para proteger a fauna e flora. Ou, ainda, seu negócio pode apadrinhar organizações que cuidam de animais abandonados, incentivando as pessoas colaboradoras a fazerem parte do projeto, seja com doações ou com trabalho voluntário.
Juntos, podemos contribuir para um futuro mais verde e sustentável. Cada escolha importa, e quando empresas e indivíduos se unem em prol do meio ambiente, os resultados podem ser extraordinários. Vamos fazer a nossa parte e inspirar outros a fazerem o mesmo. O planeta agradece!
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