Em tempos de crises climáticas, as temperaturas podem mudar num piscar de olhos e nos surpreender com números extremos. Nunca sabemos quando iremos precisar acionar o aquecedor elétrico para uma ajudinha contra o frio, não é mesmo?
Reunimos alguns cuidados que ajudam a preservar esse eletrônico, garantindo que ele funcione por muito tempo, vamos lá?!
As extremidades do eletrônico podem acumular poeira e outras sujeiras indesejadas, isso pode afetar o desempenho e aumentar o risco de superaquecimento. Para realizar a limpeza, desconecte o aquecedor da tomada, utilize um pano seco ou uma escova macia para essa remoção.
E se o aquecedor possui filtros, siga as instruções do fabricante para limpá-los ou substituí-los regularmente.
Sabe quando aquela roupa que você queria usar não seca a tempo e o desespero bate? Você pode achar uma boa ideia utilizar o aquecedor, mas isso vai sobrecarregar o equipamento! Essa é uma das muitas tarefas que ele não foi projetado para fazer.
Então, lembre-se: use o aquecedor apenas para sua função principal, manter o ambiente aquecido e confortável.
É sempre bom realizar uma inspeção de tempos em tempos no aquecedor. Verificar se há fios expostos, peças desgastadas ou componentes quebrados pode evitar dor de cabeça lá na frente, prevenindo problemas maiores e garantindo que o seu eletrônico continue funcionando com segurança.
Sabemos que, em dias muito frios, é natural exagerar ao ajustar a temperatura do aquecedor. O correto é ajustá-la para que fique confortável, mas não extremamente alta. O recomendado é até 24ºC, esse limite garante a segurança dos usuários, pois um ambiente muito aquecido pode provocar o aumento da temperatura corporal.
Umidade e eletrônicos definitivamente não se dão bem, certo? A umidade pode oxidar os componentes e causar sérios danos. Então, para manter seu aquecedor em ótimo estado, coloque-o em um ambiente seco e evite usá-lo em locais úmidos, como banheiros, a não ser que ele seja projetado para isso.
Não é recomendado usar extensões com frequência. No caso de aparelhos que aquecem, como os aquecedores, é preciso redobrar o cuidado. As extensões e adaptadores podem sobrecarregar a rede elétrica, aumentando o risco de curtos-circuitos e até incêndios.
Fique atento a sinais de desgaste ou danos nos cabos e, se perceber qualquer problema, troque-os imediatamente.
Por último, mas não menos importante, em nenhuma hipótese durma com o aquecedor ligado. Não é nada seguro! Especialmente em cômodos sem nenhuma ventilação, como quartos com porta e janelas fechadas, o ar fica mais seco e com menor oxigenação.
Se, mesmo com todo o cuidado, seu equipamento quebrou e não tem conserto (acontece!), agora ele é um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser tratado da forma correta.
Isso porque estamos falando de resíduos eletroeletrônicos (categoria que engloba produtos eletroeletrônicos, baterias e pilhas), que não devem ser deixados no lixo comum ou na coleta seletiva tradicional, mais direcionada a outros tipos de materiais recicláveis, como embalagens.
E fique esperto nesse sentido, porque a destinação errada pode causar um grande prejuízo para o meio ambiente e para a nossa saúde, por meio da contaminação do solo e da água.
O jeito certo de se desfazer desses itens é procurar um PEV (Pontos de Entrega Voluntária), como os da Green Eletron, que estão presentes em diversas cidades do país. Para encontrar o mais próximo de você, basta acessar o localizador em nosso site (eletroeletrônicos, pilhas e baterias).
Então, é isso! Com essas dicas, seu aquecedor estará sempre pronto para te aquecer em dias congelantes.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre para onde vai nosso lixo: