O Governo Federal assinou no dia 12 de fevereiro um novo decreto regulamentando o Acordo Setorial para a Logística Reversa de Eletroeletrônicos em uma solenidade no Palácio do Planalto. O documento reforça metas a serem cumpridas e a responsabilidade de todos os fabricantes, distribuidores, importadores e varejistas, signatários do Acordo Setorial ou não, sobre a implementação de um sistema de logística reversa de produtos eletroeletrônicos de uso doméstico.
Em outubro do ano passado, foi assinado o Acordo Setorial com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André França; o presidente da Abinee e da Green Eletron, Humberto Barbato, e os gerentes da Green Eletron, Ademir Brescansin, e de Sustentabilidade da Abinee, Henrique Mendes.
A Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), fundadora da Green Eletron, participou ativamente da construção e negociação do texto do Acordo desde 2011. O decreto reforça as metas do acordo, em que todas as empresas devem já em 2021 coletar e destinar corretamente 1%, em peso, do que colocaram no mercado em 2018, ano definido como base. Nos anos seguintes, as metas sobem para 3%, 6%, 12%, e chega a 17% em 2025.