O isolamento social foi uma das medidas encontradas pelos governos para conter o avanço do coronavírus mundo afora. Não foi diferente no Brasil: em março de 2020 foi decretada a quarentena, determinando que apenas serviços essenciais – como os de alimentação básica e saúde – fossem mantidos abertos. Isso colocou milhares de trabalhadores em regime de home office e estudantes assistindo às aulas de casa. Neste cenário, a tecnologia é uma das nossas grandes aliadas, porque encurta distâncias e permite o trabalho e o estudo remotos.
Consequência disso é o aumento de 93%, de abril a junho de 2020 em comparação com o mesmo período no ano passado, na procura por notebooks (computadores portáteis) no Brasil, constatada por um levantamento recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Porém, temos que refletir sobre esse número. Se as pessoas estão comprando aparelhos novos, onde vão parar os antigos?
Segundo dados do The Global E-Waste Monitor, computadores de mesa, laptops e notebooks geraram cerca de 6,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2019. Esse valor corresponde a 12,5% de todo o montante gerado neste período. No Brasil, os acessórios de computadores (cabos, fones, teclados, mouses) foram os itens mais descartados no ano passado. Fica claro que produtos de informática são uma fatia significativa do total de resíduos produzidos mundo afora.
O descarte incorreto de aparelhos eletroeletrônicos e pilhas podem trazer impactos negativos para o meio ambiente. Na contramão, a reciclagem permite a geração de empregos, redução da emissão de CO2, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa, a diminuição da extração de novas matérias-primas, e muitas outras vantagens ambientais e econômicas.
A logística reversa de eletroeletrônicos possibilita a reciclagem dos computadores. Para isso acontecer, no entanto, é preciso que a população descarte os aparelhos em locais adequados, para que sejam levados para recicladoras especializadas.
Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da Green Eletron oferecem essa oportunidade para as pessoas, que podem descartar monitores, laptops, notebooks, mouses, impressoras, entre outros produtos, nos coletores. Atualmente, a gestora tem 228 coletores de eletroeletrônicos, espalhados pelo estado de São Paulo e no Distrito Federal. Encontre o coletor mais próximo de você.
18 Comentários
Maurício Detoni
Boa tarde!
Tenho uma impressora que não uso mais e gostaria de descartá-la. Como faço?
Green Eletron
Oi, Maurício! Obrigada por se interessar pelo descarte responsável da sua impressora. Nossa orientação é que você se dirija ao ponto de coleta mais próximo de você para descartá-la. Localize o ponto pelo nosso site: https://www.greeneletron.org.br/localizador
San
ótima iniciativa! Acredito que devemos pensar e praticar mais a logística reversa dos resíduos e fico encantada com quem abraça esse movimento. Estão de Parabéns!
Green Eletron
Olá, San! Como vai?
Muito obrigada por acompanhar nosso trabalho e por se interessar pelo descarte responsável de eletroeletrônicos. Abraço!
Renato
Pessoal, boa tarde.
A página do localizador está fora do ar, mas acredito que vocês recolham apenas em SP, certo? Conhecem ou indicam alguma iniciativa na capital do Rio de Janeiro?
Green Eletron
Renato, parabéns pelo interesse em fazer o descarte correto dos seus resíduos eletrônicos! Temos coletores no Rio de Janeiro (RJ). Confira aqui o mais próximo de você: https://bit.ly/3hDeCVD
Angela Fernandes
Boa noite
Tenho 2 monitores antigos e uma impressora para descarte, porem proximo a minha residencia só acho coletores M . onde achar os coletores G?
Att
Angela
Green Eletron
Angela, qual cidade você mora? Podemos verificar os coletores tamanho G na sua cidade. Conte conosco!
Diego
Onde encontro coletores tamanho G na cidade do Rio de Janeiro. Encontrei apenas M. Preciso descartar uma CPU e tenho receio de chegar ao local e não caber.
Green Eletron
Diego, parabéns pela iniciativa de fazer o descarte correto dos seus resíduos eletrônicos. Você pode levá-lo até uma das 7 unidades das Casas Bahia no Rio de Janeiro com os nossos coletores. Apesar de serem do tamanho P, a marca disponibiliza um espaço extra para reservar esses itens maiores. Nossa recomendação é que você ligue na unidade mais próxima antes de levar a CPU. Caso tenha alguma problema, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail contato@greeneletron.org.br. Conte conosco!
Cristina
Boa Tarde,
Gostaria de descartar alguns PC em torno de 6x unidades, alguns estabilizadores e teclados.
Onde consigo
Green Eletron
Cristina, parabéns pelo interesse em fazer o descarte correto dos seus resíduos eletrônicos. Você consegue achar o mais próximo da sua casa aqui: https://www.greeneletron.org.br/localizador
sandra brito
boa noite
tenho um computador de mesa semi novo e gostaria de doa lo. moro no rio de janeiro em copacaba a
e
Green Eletron
Sandra, nós só recebemos os eletroeletrônicos em final de vida útil com o objetivo de reciclá-los. Sentimos muito em não conseguir ajudá-la.
Raimundo Brito dos Santos
Boa tarde. moro no Estado do Piauí, em uma cidade denominada pelo nome de Corrente – PI, sou Engenheiro Agrônomo e Biólogo, tenho algumas espacialidades na área ambiental, já trabalhei com licenciamento ambiental e atualmente estou cursando um mestrado profissional na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – UNESP – UnB – ANA ( Profágua). Gostaria de saber se a GREEN ELETRON compra algum resíduo eletro eletrônico ou se esse material ora coletado das empresas de descarte são gratuitos para a GREEN ELETRON.
Raimundo Brito dos Santos
E-mail: dindinbrito@hotmail.com
Contato: (89(99986-8261 – wattsap
Green Eletron
Olá. Tudo bem? 🙂 Agradecemos pelo seu contato.
Não realizamos doações ou venda dos aparelhos, pois todos os produtos coletados e descartados são transformados em matéria prima. Se pudermos ajudar em algo mais estamos à disposição.
Milton Francisco
Boa noite !preciso de um notebook mesmo usado para meus estudos .
Milton
Green Eletron
Olá Milton! Atuamos com reciclagem de aparelhos eletroeletrônicos. Para a sua demanda aconselhamos você a buscar um Centro de Recondicionamento de Computadores na sua cidade.