A Green Eletron, gestora sem fins lucrativos da logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, fundada pela Abinee em 2016, vai disponibilizar entre 3 e 16 de outubro seis coletores para o descarte ambientalmente correto de resíduos eletrônicos em estações do metrô da cidade de São Paulo. Eles serão instalados na Barra Funda (Linha Vermelha), Sé (Linha Vermelha), Vila Prudente (Linha Verde), Tucuruvi (Linha Azul), Jabaquara (Linha Azul) e Clínicas (Linha Verde).
A ação é em parceria com a Virada Sustentável, maior evento de sustentabilidade do Brasil, o metrô e o Governo do Estado de São Paulo. O Brasil foi o quinto país que mais produziu resíduos eletrônicos em 2019. Segundo o relatório The Global E-waste Monitor 2020, da Universidade das Nações Unidas, os brasileiros ficaram atrás apenas da China, EUA, Índia e Japão. Ao todo, foram geradas mais de dois milhões de toneladas no ano passado, das quais menos de 3% foram recicladas. Ao fazer campanhas de coleta, instalando Pontos de Entrega Voluntária e utilizando estratégias de comunicação para fazer a conscientização da população, a Green Eletron espera aumentar significativamente esse número nos próximos anos, em cumprimento ao Decreto Federal nº 10.240/2020.
2 Comentários
Leical
Vocês fariam um parceria, com outros projetos? Ou vocês doariam coletores, para projetos do mesmo tipo?
Green Eletron
Leical, estamos sempre considerando novas parcerias! Envie um e-mail para contato@greeneletron.org.br com a sua proposta e vamos avaliar a viabilidade.