Lançado no dia 14 de outubro de 2020 – o Dia Internacional do Lixo Eletrônico -, o movimento Eletrônico Não é Lixo chegou com a missão de estimular práticas sustentáveis no cotidiano do brasileiro, assim como ressignificar produtos elétricos e eletrônicos sem uso. Para cumprir essas metas, ações educacionais são necessárias. A partir dessa demanda, a Green Eletron desenvolveu um e-book, um guia didático para quem quer entender o lixo eletrônico, a reciclagem e as questões que rondam o tema. O livro foi disponibilizado gratuitamente no site do movimento.
É perfeito para quem nunca ouviu falar do termo lixo eletrônico e também para quem quer saber mais sobre. A ideia aqui é explicar, em termos acessíveis e de forma ilustrada, o que são esses resíduos e porque devem ser reciclados. Estatísticas de geração e reciclagem também fazem parte da cartilha, que pretende dar uma panorama geral do assunto. Confira abaixo o e-book na íntegra.
Uma das reflexões que propomos no texto é exatamente o fato de eletrônico não ser lixo. É uma lógica bem fácil de entender: a palavra “lixo”, segundo o dicionário, se refere a um material que já teve todas as suas possibilidades de uso esgotadas e que, por isso, deve ser jogado fora. Mas eletroeletrônicos usados ainda têm muitas possibilidades de reutilização e reciclagem. Ou seja, não são lixo.
O melhor termo para se referir a esses equipamentos é “resíduo”, e é essa uma das mudanças que o nosso movimento pretende implantar no dia-a-dia da população.
Para espalhar essa mensagem de sustentabilidade, que tal compartilhar o livro com seus amigos, familiares e alunos? O e-book do movimento Eletrônico Não é Lixo inicia uma conversa importantíssima, capaz de alterar nossos hábitos e o destino que damos aos nossos resíduos. Faça parte desse debate também!