As pilhas são capazes de transformar energia química em elétrica, possibilitando o funcionamento de muitos dos aparelhos eletroeletrônicos que temos em casa, como rádios, relógios, controle remoto e até brinquedos. Mas você sabe quais pilhas usar em cada um deles?
As pilhas comuns, também conhecidas como pilhas primárias ou pilhas secas de Leclanché, possuem ótimo custo-benefício, porém, são indicadas para aparelhos que requerem descargas leves e contínuas como o relógio de parede, rádio portátil e controle remoto, que consomem pouca energia.
Apesar do preço um pouco mais elevado, as pilhas alcalinas são mais potentes e armazenam uma maior quantidade de energia por mais tempo que as pilhas comuns.
Elas possuem, em média, entre 50% a 100% a mais de energia, sendo indicada para equipamentos que exigem muito tempo de uso, como: câmeras digitais, brinquedos, lanternas e câmeras digitais.
Já as pilhas recarregáveis são indicadas para aqueles aparelhos que apresentam alto consumo de energia, ou seja, aparelhos que teriam suas pilhas trocadas muitas vezes em um período curto de tempo mesmo se fossem utilizados com a pilha alcalina.
Como é o caso de fotógrafos profissionais, que têm a necessidade de manter seu equipamento fotográfico sempre carregado, ou profissionais que usam mouse e teclado sem fio. Neste caso, a melhor opção, tanto ecologicamente quanto financeiramente, são as pilhas recarregáveis.
Agora que você já sabe a diferença entre as pilhas comuns, alcalinas e recarregáveis, escolha a certa para usar quando comprar um novo equipamento.
Lembre-se que caso seja usada uma pilha comum (baixa descarga de energia) em um equipamento que precisa de mais energia, sua pilha vai acabar mais rápido! Ao aumentar a vida útil dos seus equipamentos e pilhas evita-se o descarte precoce dos itens e, consequentemente, a quantidade de resíduos no mundo.
Os três tipos de pilhas possuem elementos químicos em sua composição e não devem ser utilizadas fora do prazo de validade, pois podem estragar o equipamento. Quando sua pilha perder a utilidade, lembre-se que é muito importante descartar de maneira correta para preservar o meio ambiente.
Para descartar suas pilhas, você deve separá-las em um saco plástico a fim de isolá-las da umidade e encontrar o ponto de entrega voluntária mais perto de você, a Green Eletron possui mais de 6,6 mil opções no Brasil todo!
6 Comentários
Orian Vasconcelos Carvalho
Existe ponto de coleta no estado do Amapá? Trabalho em um instituição educacional e gostaria de saber se podemos receber um ponto de entrega voluntária para trabalharmos está temática com os alunos?
Green Eletron
Orian, desde já queremos parabenizar você pela iniciativa! Temos dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em Macapá (AP): No Atacadão do bairro Universidade e no Assaí (Rod. Juscelino Kubitschek Lote 03). Para se tornar um PEV, você pode preencher esse formulário: http://www.green.care-br.com/site/cadastro-parceiro. Se quiser propor uma parceria pontual, nosso time está disponível pelo e-mail contato@greeneletron.org.br.
Robson Ferraz
Como faça para que a escola em que leciono, possa ser um dos locais dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), para entrega de pilhas e baterias?
Green Eletron
Olá! Tudo bem? Segue o link para que você possa realizar o seu cadastro e associar-se a nós: https://bit.ly/3HXKPkV. 💚
Valmyr
Uma vendedora disse-me que pilhas alcalinas não são recomendáveis para uso em relógios de parede, e que a adequada é a comum. Isso é verdade ou mito?
Green Eletron
Olá Valmyr, obrigado por sua mensagem. As pilhas comuns são mais indicadas para relógios de parede já que esses equipamentos requerem descargas leves e contínuas. Pilhas alcalinas armazenam mais energia e são mais fortes, sendo mais indicadas para equipamentos que exigem mais uso energético.